segunda-feira, 15 de setembro de 2014

VERÃO DE EMOÇÕES

O verão no Rio de janeiro ainda não chegou oficialmente, mas a sua temporada está prometendo muitas emoções. Do Leme ao Pontal, como cantou Tim Maia, além dos piscinões de Ramos e São Gonçalo, o povo irá curtir o sol, para  “pegar um bronze”. Ontem, dia 14 de setembro, o calor passou dos trinta graus e o povão tomou conta das areias. Alegria, biquínis, bolas, sorvetes e bandidos. Em Ipanema, a sua famosa garota  fugiu para o asfalto ameaçada por quadrilhas de bandidos que provocaram arrastões. A polícia agiu com bombas de efeito moral e prendendo mais de trinta pessoas, na  maioria jovens, que voltaram ao mar para amedrontar os banhistas. E novamente gente correndo abandonando  pertences, crianças gritando, choro, lágrimas e a praia se tornou vazia. Uma banhista, apavorada, declarou: “a polícia não deu conta – o verão 2014 vai ser brabo!”
Mas, este final de semana não foi animado apenas na orla do Rio de Janeiro, bandidos de quadrilhas rivais,  traficantes do Comando Vermelho, que atuam no morro São José Operário, entraram em confronto com milicianos do morro do Fubá, em Campinho, dando continuidade à segunda noite de enfrentamentos.
Enquanto isso, a Escola de Samba Mangueira, cancelou a festa para a escolha do seu samba de enredo para o desfile de carnaval. Motivo: tiroteio numa região conhecida como Vila da Miséria, que provocou um clima tenso na quadra da agremiação. Os Diretores da querida Mangueira resolveram cancelar a festa que aconteceria neste final de semana, para preservar a segurança dos convidados.
No bairro São Leopoldo, em Belford Roxo, município do Rio de Janeiro,  na noite deste domingo 14 de setembro, quatro suspeitos de tráfico de drogas foram baleados na troca de tiros com a polícia.
Sem dúvidas, este verão promete ser um dos mais alegres e festivos dos últimos anos. Teremos praias cheias de banhistas e pivetes. Ônibus lotado com passageiros entrando pelas janelas dos coletivos, bombas de efeito moral, muito protetor solar, turistas, chope gelado, sorvetes, assaltos, quadrilhas de milicianos disputando espaço com traficantes, lindas garotas, surfistas bronzeados, pivetes furtando turista e muita alegria e samba.
No meio de tudo isto,  policiais tentando organizar o tumulto. Homens e mulheres que diariamente colocam suas vidas em risco numa guerra que parece não ter fim.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário