terça-feira, 23 de setembro de 2014

MORTE NA ou DA USP!

Universidade de São Paulo (USP), a maior do Brasil, há tempos vem demonstrando decadência. Um templo de cultura e aprendizagem vem sendo abalado enfrentando crises, greves, questões financeiras, festas promovidas pelos estudantes, drogas e até crimes envolvendo reuniões e trotes dos veteranos dos Centros Estudantis.


Nesta sexta-feira, dia 19 de setembro, o estudante Victor Hugo Santos de 20 anos, morador de Osasco (SP), morreu ao participar da festa de aniversário do Grêmio Politécnico, na Universidade de São Paulo (USP).  O  corpo foi encontrado na raia olímpica na Cidade Universitária, da USP, na manhã da terça-feira (23).

Lamentavelmente, as crises  abalam a credibilidade de tão renomada Instituição de Ensino. O enorme Campus da entidade tem sido palco de assaltos, consumo de drogas e outros crimes que só depõem contra a Instituição.

Infelizmente a USP, teve uma queda no ranking na qualidade de seu ensino, quando comparada com outras entidades mundiais. Após ter ocupado 158ª posição na lista das melhores, passou para o 250º  posição.

A reputação da nossa querida USP anda em perigo!

O desempenho da entidade envolve a proporção entre doutores e alunos da graduação, uma questão de deixa claro,  a desaceleração de uma produção acadêmica que pode estar refletindo a decadência do comportamento dos estudantes.

É triste, para quem acompanhou o auge da USP, que no período das crises políticas no Brasil, era considerada um ponto de discussões e reflexões sobre a nossa condição política social.

Que os Gestores, Professores e alunos, lutem pela manutenção da qualidade da Instituição
que ainda é muito respeitada em todo mundo.

Ser universitário, não é apenas usar sandália, deixar o cabelo crescer, puxar um fuminho, fingir que estuda e viver no mundo da lua. Universidade é responsabilidade, é menos festas e mais estudos, é menos chopinho e mais livros, é pesquisar, refletir, ler, buscar o saber dia após dia, é ser criativo, inovador, atento para o que acontece em sua cidade, estado, país e mundo.

Ou a USP e outras Universidades Brasileiras mudam a sua forma de funcionar, ou o Brasil continuará a importar cérebros de outros países.

Edison Borba

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário