sexta-feira, 5 de setembro de 2014

CONTRASTES

Enquanto jovens e crianças se exibem com armas em páginas da internet, e recebem elogios diversos, deixando assustada a população do Rio de Janeiro com o novo exército das drogas, que cresce assustadoramente.
Enquanto no Paraná uma professora é agredida a facadas por um aluno insatisfeito com as avaliações, num total desrespeito à vida humana.
Enquanto essas duas tragédias nos deixam preocupados com o futuro da infância e juventude brasileira, um alívio aparece numa escola do Rio de Janeiro. Os jovens  ao tomarem conhecimento de que uma de suas professoras está com um grave problema de saúde, que a levará a perda dos cabelos, uniram-se e todos os meninos rasparam a cabeça, enquanto as meninas também entraram na “festa” e  doaram parte de seus longos cabelos para a confecção de perucas, para pacientes que também passam pelo mesmo problema de sua professora.
Contrastes! Diante de tantas situações constrangedoras, surgem movimentos, lindos movimentos, que nos deixam felizes diante da nova sociedade que está se formando. Estas contradições nos fazem refletir, as diferentes formas de comportamento que diariamente são observados na sociedade. O que leva indivíduos da mesma faixa etária demonstrarem atitudes tão diferentes?
Os que se exibem com armas, o que agrediu a professora e os que se solidarizaram com a mestra? A faixa de idade é a mesma, porém as ações divergem.
Talvez um mergulho no ambiente onde vivem esses indivíduos, sua organização familiar suas relações no bairro ou comunidade, poderão nos indicar os motivos de tão fortes contrastes.
Qualquer que seja a resposta encontrada, uma questão é fundamental: educação. Em todas as atitudes descritas, o processo educativo se faz presente ou ausente. Um país que negligencia  a educação de suas crianças e jovens, está fadado não conseguir se transformar numa grande nação.
Diante de uma nova eleição, nós brasileiros precisamos analisar com cuidado as propostas dos candidatos, quase todos falam em educação, porém nenhum apresenta um plano concreto para executar a grande revolução educacional brasileira.
Enquanto isso não acontece, ficamos felizes com pequenas (grandes) manifestações de solidariedade dos alunos que demonstraram um grande amor e respeito, não só pela mulher, mas  pela educadora, cortando seus cabelos!
Parabéns aos alunos do Colégio Carolina Patrício, São Conrado, Rio de Janeiro!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário