terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

EDUCAÇÃO DÁ SAMBA!!!



Observando os desfiles das Escolas de Samba, se desviarmos nossa atenção das madrinhas, das siliconadas, das princesas e dos destaques e focarmos nosso olhar no samba, isto é, na letra do samba, na história que o enredo conta podemos encontrar informações, que se bem analisadas poderão ajudar em alguns trabalhos de sala de aula. Este ano podemos destacar a literatura que esteve na avenida através do romance Iracema e da Divina Comédia de Dante, os rios e a sua importância para o mundo, os povos da África, as música e suas variáveis, a religiosidade além de informações sobre a cultura e política do Brasil e de outros povos.

A arte e o artesanato na confecção das fantasias e dos carros alegóricos também podem ser aproveitados para um bom estudo. Aliás, toda e qualquer disciplina da Grade Curricular pode se beneficiar dos enredos que as escolas colocam na avenida.

Vale a pena trazer para as salas de aula o que de bom as Escolas de Samba podem oferecer, é só focar naquilo que pode ser usado em benefício do trabalho escolar.

Conferindo a letra do samba: "A VIRGEM DOS LÁBIOS DE MEL – IRACEMA"
Compositores: Claudemir, Maurição, Ronaldo Barcellos, Bruno Ribas, Fábio Alemão, Wilson Tatá, Alan Vinicius e Betinho Santos

Araquem bateu no chão
a aldeia toda estremeceu
o ódio de irapuã
quando a virgem de tupã se encantou com o europeu
nessa casa de cabloco hoje é dia de ajucá
duas tribos em conflito
de um romance tão bonito começou meu ceará

 ...............

Nenhum comentário:

Postar um comentário