quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

OS INCOMODADOS QUE SE MUDEM! SERÁ?


 Existem observações que ao serem pronunciadas precisamos ter cuidado em que contexto ela está sendo aplicada. Nos anos da ditadura no Brasil, o governo lançou um slogan “BRASIL, AME-O OU DEIXE-O”. Esta afirmação ou sugestão foi usada como subterfúgio para fazer calar as vozes daqueles que queriam mudanças na política brasileira da época. Não se tratava de sair, abandonar ou fugir e sim de analisar e discutir o que estava acontecendo.
Nos ...meus muitos anos de magistério, participei de diversas lutas, muitas sob a forma de greve, e ouvi junto com meus amigos, este tipo de observação: “não está satisfeito com a sua profissão, vá vender picolé na praia”.
Uma distorção dos direitos humanos, eu sempre quis ser professor, sou professor atuante até hoje (2017) e por isso mesmo, tenho o direito de me fazer ouvir, de opinar, de reclamar, de sugerir, de querer colaborar para que ensino no Brasil (público e privado) melhore cada vez mais.
Portanto, não se trata de “os incomodados que se mudem”, mas sim, que os incomodados lutem para que haja melhorias, mudanças e renovações. Estar “incomodado” pode ser um grito de alerta para alguma coisa que precisa ser analisada e possivelmente modificada.
Sabemos que existem várias formas de lutar, regras e leis, porém não podemos abandonar o direito de analisar, pensar, discutir, trabalhar, agir e se mostrar indignado e incomodado com aquilo que de alguma forma possamos considerar antidemocrático, antiético.
Os incomodados que se mudem, ou, que mudemos aquilo que está incomodando?
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário