sábado, 25 de fevereiro de 2017

OS GATOS SÃO ASSIM



 Esse texto vai para minha irmã Neyde, e para meus amigos Stefanini, Marília, Rose, Edna, Magali e outros tantos que amam os felinos.
A rapidez de movimentos apresentada pelos gatos, assim como acontece com todos os felinos, é uma peculiaridade que esses animais desenvolveram ao longo do processo de evolução da espécie, em decorrência de sua maneira de caçar.
Ao contrário de outros animais, que correm atrás de suas presas, o gato ataca usando a emboscada ...e desfechando movimentos rápidos e certeiros em suas presas.
Essa característica faz com que o equilíbrio seja bastante desenvolvido, permitindo que efetuem giros de 180 graus com o corpo e consigam cair em pé, de lugares altos.
Esse senso de equilíbrio é obtido por um conjunto de fatores que são acionados no organismo desses animais.
O labirinto, situado na parte interna do ouvido, sofre um processo de pressão, quando o gato está em posição de desequilíbrio. Essa pressão e as imagens obtidas pelos olhos transformam—se em mensagem ao sistema nervoso central, que emite sinais elétricos para o sistema locomotor, permitindo que o equilíbrio seja novamente alcançado.
Foto: minha irmã Neyde, aos 13 anos, com sua gatinha no colo. Amor aos felinos que continua até hoje!
Edison Borba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário