segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

QUEM SAI AOS SEUS ... CURTE CARNAVAL!!!



Carnaval na minha vida tem um bom significado. Eram dias de muita alegria em minha casa, “seu” Oswaldo e “dona” Zefa curtiam a folia. Tios e primos se reuniam na minha casa e até a vovó Emerenciana gostava de apreciar os blocos. Carnaval em Inhaúma, Pilares, Madureira e adjacências era animado e sem problemas para as famílias. Meus pais e tios, saiam à noite para os desfiles de frevos, ranchos, escolas e sociedades e algumas vezes no domingo de carnaval, a grande família, percorria de bonde um longo caminho – de Pilares até o Tabuleiro das Baiana, atual Largo da Carioca, para se divertirem vendo os mascarados.
Como eu “curtia” esses tempos! Creio que gostava mais do carnaval do que das festas de final de ano...
Cresci e não degenerei, isto é, continuei a tradição de gostar da Folia Momesca. Frequentei clubes, blocos de rua e me apaixonei pelos desfiles das Escolas de Samba. Acompanhei a maratona em todos os lugares por onde os desfiles passaram, até chegar à passarela de concreto, 1984, quando fui envolvido pelas cores da verde e branco de Padre Miguel. Entrei na passarela do samba, defendendo o enredo “MAMÃE EU QUERO MANAUS”.
E fui seguindo com a Mocidade de Padre Miguel, Salgueiro e Vila Isabel. Cantei Getúlio Vargas, Direito é Direito, Tupinicópolis, Elis Regina e outros enredos chegando a sair em duas escolas no mesmo carnaval.
Até hoje gosto da folia! Fico feliz vendo famílias se divertirem juntos, pai, mãe e filhos numa saldável comunhão de amor e alegria. As festas carnavalescas podem ser vividas com alegria, sem excessos e sem “baixarias”.
Um povo educado, sabe se divertir sem violência e sem violentar! Creio, pelo que tenho visto pelos meios de comunicação, que aos poucos às famílias estão se apoderando novamente do espaço carnaval, e expulsando tudo e todos que não sabem que alegria e felicidade são estados de espírito e podem ser vividos democraticamente sem violações dos Direitos Humanos.
Edison Borba - NO VÍDEO - VILA ISABEL 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário