segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

NÃO é NÃO!

(por) Edison  Borba



Tenho observado como é difícil  dizer NÃO!  Negar, afirmar que não quer, deixar claro que não gosta ou que não poderá ir ao encontro ou a festa e que naquela reunião, não poderá comparecer. Creio que "rola" um sentimento de culpa no simples ato de dizer não. Talvez eu seja uma pessoa simplista e por esse motivo consigo perceber com maior sensibilidade essa questão. Parto do princípio que eu não sou obrigado a atender a um convite que não vai me oferecer prazer e, sendo assim a melhor forma é dizer "não posso" de maneira delicada e educada. Em todas as décadas que eu já vivi, já perdi  a conta das justificativas que tive que ouvir ao convidar um amigo ou amiga para um encontro, uma festa de aniversário ou para as reuniões de Natal, quando na realidade eu só preciso ouvir:  "obrigado pelo convite mas não poderei comparecer". Pronto! Ponto final! E tem uma outra condição que é de arrepiar: "vou ver se posso" ou então "talvez". Quando alguém faz um convite é para receber um sim ou um não! O "talvez" atrapalha na organização do evento! Será que posso contar com o fulano ou com a beltrana? Meus queridíssimos amigos, por favor, pensem antes de responder um convite. Sim ou então não! São respostas simples, que se forem ditas de forma educada e carinhosa, será  bem aceita, mesmo que seja um NÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário