quarta-feira, 25 de novembro de 2015

DILMA: APENAS UMA MULHER!

Mesa de bar, amigos, comidinhas e bebidinhas e muito papo. Conversa que vai, conversa que vem, assunto puxando assunto e desta forma, democraticamente, vamos resolvendo os problemas do mundo.
O gentil garçom, mantém a mesa sempre limpinha e abastecida com combustível, que movimenta as ideias, ativa os ideais e faz dos homens comuns os heróis da democracia brasileira.
É sexta-feira e todos estão sem pressa, dia seguinte é sábado e tudo mundo pode espichar o sono, curtindo uma leve ressaca.
E foi neste ambiente, que surgiu a questão: Dilma! Presidente ou Presidenta! Quem é ela?
Num primeiro momento, a sua biografia foi levantada junto com as rodadas de cerveja: mineira, guerrilheira, participou da luta armada, foi estudante classe de média, petista, amiga do Lula, casada, separada, lutadora, politicamente envolvida com o partido dos trabalhadores ocupou cargos e cargos até ser construída para ocupar a presidência do Brasil.
Após tantos dados biográficos, certos e incertos, alguém questionou: Quem é a Dilma mulher?
Uma senhora, às vésperas de completar 68 anos. Mãe, avó e duas separações. Há tempos não se tem notícias de sua vida afetiva e familiar. Sua filha e neto surgem em alguns momentos, como se estivessem preenchendo uma parte de um quadro familiar incompleto.
O que deve pensar e sentir essa senhora? Quais seus desejos, sonhos e anseios? O que pensa como mulher brasileira? O que pensa das mulheres brasileiras? O que ela verdadeiramente é, quando não está vestida de vermelho, posando como peça de tabuleiro do xadrez petista? Como ela entende as críticas ao seu governo? Como percebe as “chacotas” aos seus erros durante seus discursos, sem sentido?
Quem é essa mulher? Por que se deixa manipular? O que ela ainda pretende da política? O que pensa de Marta Suplicy e da Erundina, que tal como ela passaram pelo partido dos trabalhadores? E da sua concorrente Marina Silva?
Quem é Dilma Roussef? Uma senhora que viaja pelo mundo repetindo o que lhe dizem ao ouvido e sendo ridicularizada pela imprensa? Quem é ela?
Biologicamente, aos 68, já enfrentou a menopausa, já driblou a TPM e venceu um câncer. Como funciona o seu organismo? Hotéis, aviões, jantares, discursos, palanques, uma casa para cuidar do tamanho do Brasil. Como essa senhora reage, aos constantes embates políticos, aos pedidos, às concessões palacianas e a miséria de seu povo? Como avó, qual a sua reação diante da morte de brasileirinhos, que poderiam ser seus netos?
Quem é a mulher Dilma Roussef? Pouco riso, olhar severo, rosto endurecido, sempre tensa, andar militar e que dificilmente deixa transparecer amor, humanidade, tranquilidade e paz.
Dilma Roussef, primeira mulher eleita como presidente do Brasil e que fez questão de ser chamada de presidenta, mudando a gramática brasileira. Quem é ela?
As vezes é vista participando de atividades religiosas, mas não deixa transparecer em seu olhar, o sentimento de fé!  Onde mora a sensibilidade de Dilma?
E foi neste clima que a turma do “happy hour” se deixou levar por um sentimento de pena.  Pena dessa mulher que se deixou levar pela vaidade e foi empurrada para um segundo mandato como presidente.
Dificilmente a História lembrará dela com boas recordações! Acusada de ser culpada pela alta do desemprego, volta da inflação, aumento da corrupção, crise na política, aumento de graves problemas sociais.
Quem é essa mulher que ocupa o posto mais alto do País? Quem é ela? Por que as outras mulheres da política brasileira não a apoiam?
Solitária! Prisioneira de sua própria ambição! Até quando ela conseguirá sustentar a grande farsa que é o seu governo?
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário