sábado, 7 de novembro de 2015

NATUREZA VIOLENTADA?

Quando um acidente como este que aconteceu nos arredores da cidade de Mariana, em Minas Gerais, acontece, ficamos preocupados com as mudanças que nós, os seres humanos estamos causando na estrutura geográfica, ecológica e biológica da natureza.

Este tipo de fenômeno é diferente dos que estão previstos nos estudos geológicos como os terremotos, maremotos, tsunamis, erupções vulcânicas entre outros acidentes naturais, pois estes fazem parte da história do planeta. Quando estudamos as eras geológicas, ficamos diante das mudanças que a própria natureza se encarregou de realizar.

Porém, quando uma barragem se rompe e um mar de lama tira do mapa um vilarejo, quando o curso de um rio é alterado e quando uma usina hidroelétrica é construída a partir de alterações sistema ecológico a natureza é violentada e, em algum dia ela dará uma resposta.

Sabemos que não há como impedir o progresso, que a construção de cidades para abrigar e alimentar uma população cada vez mais crescente, é inevitável. Porém, o grande problema é a vaidade, o egoísmo, a ganância entre outros atributos dos seres humanos, que fazem dele um predador violento.

O Homo sapiens, está acelerando as mudanças que a natureza realiza naturalmente. Quando ouvimos grupos repetindo “salve a natureza”, vemos como ainda não sabemos o que significa “natureza”. Salvemos os seres humanos de suas próprias ações, porque a natureza continuará a ser natureza, modificando-se conforme a ação do homem, de tal forma que um dia ele irá desaparecer, diante na nova NATUREZA.

A lei da ação e reação, é implacável! Aos poucos estamos lutando para viver em condições cada vez mais difíceis, quanto à qualidade do ar e da escassez da água.

Aos poucos o solo do planeta Terra torna-se mais árido e consequentemente com menos condições de produzir alimentos, para os humanos e também para todos os outros seres que mantém o equilíbrio ecológico.

Natureza violentada? Qual nada! Natureza modificada! Violentada será toda a espécie humana que irá sucumbir às novas condições que ela mesma está criando em torno de si mesmo.

Os que conseguirem se adaptar, poderão contar a história! Darwin agradecerá!

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário