segunda-feira, 23 de novembro de 2015

LAMA NO MAR NUM MAR DE LAMA!

Chegou ao litoral do estado do Espírito Santo, a lama proveniente do rompimento da barragem em Minas Gerais. Toda a toxidade proveniente de um dos maiores acidentes ecológicos do planeta, deixou um rastro de morte por onde passou. O rio Doce, sangrou e teve diversas espécies animais e vegetais que nele habitavam, assassinadas pela lama vermelha.
Contrariando as palavras da Senhora Presidente Dilma, não haverá como recuperar tanto estrago!
Ficamos com o sentimento que o Brasil ainda não acordou para a dimensão da tragédia. Após a comoção inicial e a campanha para abrigar pessoas e salvar animais enterrados no lamaçal, uma tranquilidade burra toma conta de todos nós brasileiros, que damos continuidade às nossas atividades seguindo em frente, na tentativa de sobreviver aos desmandos do governo de uma louca presidente (assistam seus discursos / analisem suas falas / observam seu rosto).
A lama que chegou ao mar, deixou um rastro de mudanças ecológicas. Os biossistemas atingidos quimicamente, não irão se recuperar à curto prazo. Cadeias alimentares foram quebradas e, será necessário um longo período até que reequilíbrios aconteçam, para que algumas vidas possam ressurgir da tragédia.                                                                                   
Infelizmente a falta de informação verdadeiramente consistente, banaliza a catástrofe. Apesar do número de vítimas humanas não ter sido tão grande a tragédia é de alcance astronômico.
Não vai bastar construir novas casas, dar ajuda financeira, será necessário que a população dos vilarejos destruídos encontrem novas formas de trabalho. Foram perdidas plantações, hortas, árvores e animais. Uma micro fauna e flora desapareceu e com ela toda uma série de reações que garantem a vida do planeta e a vida dos sobreviventes da cidade de Mariana.
Serão necessários estudos minuciosos sobre o que existia em toda a área afetada. O que aconteceu em Minas Gerais, trará desequilíbrio para o Brasil a América do Sul e para todo o planeta Terra. O problema é sério! Sério mesmo!
O Brasil, está de olhos voltados para a crise política e financeira que se abate sobre seu território, de tal forma, que ainda não percebeu que essa "crise" ficará pior, quando a ela somarmos a catástrofe das Gerais.
Enquanto isso, nossos políticos, parlamentares, empresários, ministros, juízes e outros seres afins, estão se preparando para o recesso das festas de final de ano e a Senhora Presidente “azeitando” a sua bicicleta para desfilar pelas avenidas do planalto, dando as suas pedaladas.
Lamento pelos meus descentes, que não poderão desfrutar de um planeta melhor. Infelizmente o Brasil está contribuindo para que a Terra, deixe em pouco tempo de ser habitável.
Atenção: a Amazônia, o pantanal, os rios, lagoas, lagos e todas as formas de vida que habitam estes locais no Brasil, estão sendo gradativamente destruídas!
Cuidemos do que ainda existe!
A lama chegou no mar no momento que um mar de lama cobre o Brasil!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário