sexta-feira, 6 de novembro de 2015

TEMPOS DE COLÉGIO!

Eram os anos cinquenta, fui no ginásio estudar
Colégio Dois de Dezembro, no Méier, bairro legal
Onde eu chegava de bonde, balançando devagar
No pátio com um apito o “seu” Pedro, o inspetor
Homem severo, o coroa, nada deixada escapar
Mas tinha o “seu” Venâncio, velhinho sensacional
Era muito camarada, era mesmo bem legal
Muitos eram nossos mestres, cada um com seu talento
Homens de terno e gravata, mulheres austeras e lindas
Alguns usavam jaleco ou comprido “guarda – pó”
Recebidos pelas turmas, com reverência e respeito
Em pé diante das mesas com muito orgulho no peito.
Dona Olga dava História, o Magacho, Português
Mas também tinha o Bechara, conhecido Evanildo
Grande mestre e literato, suas aulas – um barato!
Na matemática o Jair; Jair Lessa Mota Reis
Na física tinha o Chueri, no Francês a dona Dulce
E o Calazans também!
Soares ensinava Latim, andando bem devagar
Caminhava pela sala fazendo a turma declinar!
O Oswaldo e o Humberto, para Geografia ensinar
Usavam mapas e atlas pra gente se localizar
A doce “dona” Maria nos fazia desenhar
Educação Física Vidalis, que era um forte militar
Ecilme era aquela, que nos fazia cortar,
Com tesoura a cartolina, nos trabalhos manuais
Prometheu com geometria fazia a gente pensar
Saudade do Célio Meira e do Clovis Soisson da Rocha
De dona Eunice Sampaio Sandes, com seus hinos e canções
Fazia nascer nos alunos o amor pelo Brasil,
Ternura e muito carinho, ela chegava de mansinho
Na História Natural Marreca era o professor
Waldir o azeitona, também era desta área
Tantos outros mestres queridos lecionavam para nós
Dona Corina, um exemplo de amor à profissão
Todos eles sem dúvida nos deram uma grande lição.

**********




Prof. Bechara               Prof. Choeri

Quem lembra do hino do Colégio???
Oh! Dois de Dezembro, cantemos vitória
Seu hino de glória e de amor fraternal ...
Edison Borba – estudou no Colégio Dois de Dezembro de 1956 até 1962

14 comentários:

  1. Olá,

    Saudades, também.
    Estudei lá nessa época.

    Abraços,
    Mirian
    e-mail:miriancarvalho323@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Muitas saudades ! Muitos não foram citados , tais como : Ari, Valfrido , Betinho(limpeza), Amauri (francês) ,Agnaldo(português),Paranhos(Inglês e parceiro das nossas festas) e outros. Uma rapaziada nota dez , meninas maravilhosas e um entorno (comércio) parceiro .
    Quem viveu neste tempo sabe o que estou dizendo.

    ResponderExcluir
  3. Estudei ali durante todo o ano de 1959, no à época existente "curso de admissão". Foi apenas um ano, pois em 1960 passei no "vestibular" para o Visconde de Cairu e neste permaneci até 1966.
    Como ainda não estava no ginásio, não cheguei a conhecer os professores citados nos outros comentários. Lembro bem do inspetor Pedro. Mais tarde, estudei engenharia na UFRJ e, após anos de estudo de pós-graduação, aposentei-me como professor da UFSC em Florianópolis, onde moro há mais de 40 anos. Muita, mas muita saudade mesmo do querido Dois de Dezembro e da Rua Lucidio Lago em seus tempos áureos. abs! Paulo Sergio S. Borges

    ResponderExcluir
  4. Christovão de Toledo Piza Júnior9 de junho de 2020 às 15:52

    Olá, Edison. Também tive o prazer de estudar no Dois de Dezembro. Lá estive de Outubro de 1951 até Dezembro de 1955. Talvez os citados a seguir não mais estivessem atuando na sua época, mas senti falta do nome do professor Benedito (Matemática) e menção aos nomes dos inspetores Evaristo e Beatriz que, junto com os citados "seu" Pedro e "seu" Venâncio mantinham nossa disciplina.
    Saudades do professor Oswaldo (Geografia), exagerado fumante, que nos fazia viajar nos mapas do Padre José Powell e da professora Eunice, responsável pelo meu gosto em ouvir música clássica. No bar lá estava o "seu" Gelson a quem eu eventualmente pedia uma Ginja Cola (refrigerante popular na época).

    ResponderExcluir
  5. Paulo Roberto Guimarães Ferreira13 de julho de 2020 às 18:29

    Eu sou mais um destes saudosistas que estudaram boa parte de seus últimos anos de escola, na fase pré-universitária, neste excelente Colégio Dois de Dezembro. Entrei lá em 1953 e fiz o 3° e 4° anos ginasiais, além dos 3 anos de científico, de onde saí direto, sem fazer "cursinho", apenas com os ensinamentos do Dois de Dezembro, para a ENE, da antiga Universidade do Brasil, na Ilha do Fundão.
    Nestes anos de Dois de Dezembro tive o prazer de desfrutar de boas amizades e o apoio de ótimos professores. Poderia citar muitos, entre eles o professor Benedito Gouveia, de Física com as suas explicações detalhadas da gravidade universal, até chegar à dedução da constante de atração universal... Foram duas ou três aulas e várias linhas e desenhos no "quadro-negro"... Professor Evanildo Bechara!!! Professor (e médico) Soisson... Professor de Matemática ( o famoso carinhosamente apelidado de Lig-Lig)... Professores de Geografia, Francês, Inglês, Latim, História... Ah, saudade...

    ResponderExcluir
  6. Sergio Castello Branco Estudei no saudoso Colégio Dois de Dezembro nos anos de 1953 a 1960,não tenho muito a falar pois tudo já foi dito com clareza e exatidão. Gostaria de acrescentar mais detalhes:o dono do colégio era o professor Marrecas catedrático do colégio Pedro Segundo Falando mais sobre o professor Gouveia de física numa determinada aula ele dava um problema cabeludo (grande prêmio Gouveia )esse problema tinha nota 10 e substituia a nota mensal da prova ,o problema era tão difícil que um ou dois alunos acertavam. Só os alunos do científico tinham permissão de sair da escola na hora do recreio para lanchar, quase sempre íamos na padaria do Meier Valeu Recordar é viver .

    ResponderExcluir
  7. Estudei no 2 de dezembro ginasio e centifico e ate hoje choro de saudades.os melhores professores.procuro um amigo henrique luiz de souza bezerro.hoje moro em israel. 1955.me akudem a encontra lo se for possivel.

    ResponderExcluir
  8. Morei na rua frederico meier em cima da i.peratriz das sedas.adorava a padaria do meier. A banana split.desculpe os erros moro em israel ha +de 40 anos.meu coraçao ficou no brasil. Minha infancia em todos os santos.minha vizinha d. Alda avarenga peixoto. Seu neto estenio brincavamos juntos. Eliete heloiaa amigas queridas e outras.familia valim vereador.pudera encontrar esse passado maravilhoso. Principalmente henrique luiz de souza bezerro. Do 2 de dezembro
    +_ 1960.

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Jorge de jesus Oggiano estudei lá no período de 1961 a 1965 quando em 1966 entrei para a Escola tecnica federal Celso Sucov da Fonceca. No dois de Dezembro passei otimos anos.

    ResponderExcluir
  10. Sou Gilberto Pinheiro e tive a felicidade de estudar no Colégio Dois de Dezembro. Cursei o ginasial e o científico e tinha ótimos professores. O ilustre prof. Agnaldo se destacava e aprendi muito com ele. Aliás, todos os professores eram muito competentes. E havia respeito mútuo, ou seja, turma e mestres.

    ResponderExcluir
  11. Me chamo Ronaldo Rocha, estudei em 1970 e 1971 (científico), no ano seguinte fiz o 3 ano num curso pré vestibular, me lembro de alguns professores de português Paulo Tavares e Adélia, história Olga, inglês Paranhos,biologia Sarmento,física Luis Tavares, Robspierre, Jucá,Silvio e Hugo,química Fernando,prof Soisson,bom relembrar.

    ResponderExcluir
  12. Estudei no Dois de Dezembro do segundo ano do Ginasial até o término do Científico, em 1963. Gratas lembranças.
    Carlos Alberto Rabaça foi meu prof.de português.Leny Andrade, a cantora, se destacava nas aulas de Canto Orfeônico.

    ResponderExcluir
  13. Estudei lâ nessa época. Saudade.

    ResponderExcluir
  14. Estudei no querido colégio Dois de Dezembro de 1967 a 1972. Saudades de todos os professores que tive o privilégio de ser aluna e quase todos já citados . Gostaria de notícias de um amigo que estudou no ano de 1972 e fazia o bahiense. Ele passou para engenharia na Veiga de Almeida e se chamava Ricardo. Morava na dias da cruz numa vila . Saudades !!!


    ResponderExcluir