sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

AQUI É O MEU LUGAR!


 Dois de fevereiro, 14 horas, começa mais um ano letivo para Mim. Mais uma vez, eu estou diante de uma turma de estudantes. São quase cinquenta senhoras que aguardavam inquietas o início da aula. Cumprindo um ritual, cumprimentei as estudantes e informei sobre os objetivos do curso e dos nossos encontros para o atual ano, como sempre faço, troquei informações e estabelecemos juntos os critérios para 2017.
Antes de sair de casa, enquanto me vestia, questione
i-me sobre o fato de ainda estar atuando como professor. Confesso que a minha idade pesou nas considerações, além de outros fatores como a distância a ser percorrida da minha casa até à Universidade, o número de alunas, a organização das aulas entre outras “problemáticas”. Porém, quando me vi diante das minhas alunas, senti-me como o jovem que nos anos sessenta entrou pela primeira vez numa sala de aula e abandonando o “ser” bancário, iniciava sua nova profissão – magistério.
Numa sala de aula: falando, gesticulando, perguntando, ouvindo, debatendo, escrevendo, rabiscando, polemizando e sentindo que ainda existe sonho para sonhar, sinto mais uma vez, que “AQUI É O MEU LUGAR”!
Edison Borba
Foto tirada nos anos 70, na UGF, turma de Pedagogia!
Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário