quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CARTA A UM AMIGO

Rio de Janeiro, 18 de janeiro de 2012.
Caro amigo

A insônia é um fenômeno que pode nos permitir algumas reflexões. Por este motivo, é que devemos saber aproveitá-la.
Existem informações históricas, que assinalam para as poucas horas de sono de alguns célebres homens como Napoleão e Einstein. Será que podemos dizer que: quanto mais um homem pensa, menos ele dorme? Portanto, quando a insônia chegar, aproveite-a!
Em relação aos seus questionamentos, acredito que eles são perfeitamente normais, sendo você uma pessoa sensível e inteligente.
Esses “pensamentos” que o estão atormentando  não devem ser interpretados como “coisas” ruins.  Eles são produto de mudanças pelas quais todos nós passamos. Cada ser humano é bem diferente do outro. Somos únicos! Somos específicos! Geneticamente diferentes!
Portanto a complexidade das nossas indagações, reflexões e pensamentos são absolutamente individuais. Porém, algumas pessoas vão além de seus próprios pensamentos, também buscam interpretações para o que pensam.  Buscam novos caminhos, tentam encontrar mais e diferentes  respostas para cada questão.
Esse grupo é restrito. Sendo assim, quanto mais complexos são os questionamentos de alguém, mais intensos serão os seus conflitos.
Parabéns, meu amigo, você pertence a esse seleto grupo. Você terá que aprender a conviver com o turbilhão de idéias e pensamentos que irão acompanhá-lo por toda a vida.
Duvidar é procurar entender, é buscar a verdade, é a busca do pleno conhecimento. A certeza é o paraíso dos ignorantes e acomodados.
Existem dúvidas que são patrimônio da humanidade, como: “qual é a nossa origem?” ou “qual será o nosso futuro?” São mistérios que jamais serão desvendados. Não ter certeza do passado e não poder controlar o futuro são conflitos que a humanidade não consegue desvendar.
Outra polêmica, ou questionamento, está relacionado ao que é certo ou errado. Existem leis, que determinam e nos indicam parâmetros para conduzirmos nossas vidas. Porém, o certo e o errado muitas vezes é apenas uma questão de ponto de vista.
Prezado amigo, não sei se consegui ajudá-lo ou deixá-lo mais confuso. Acredite que é sempre bom pensar, questionar, analisar, ponderar buscar novas respostas para antigas questões. Seja bem vindo ao mundo dos “pensantes”, daqueles que após uma noite de insônia sabem reviver e apreciar o novo dia. Que renascem com o sol e mergulham nas belezas do mundo, que foi criado para sermos felizes.
Abraços cordiais do

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário