terça-feira, 10 de janeiro de 2012

MATERIAL ESCOLAR

Para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça de forma adequada, além de uma boa escola e de professores dedicados, é necessário também, um material pedagógico escolar, de propriedade individual de cada aluno ( mesmo com redundância, essa é a verdade).
Lápis, borracha, apontador, caneta, caderno, blocos, papel, régua, mochila, estojo e outros objetos próprios para o trabalho escolar.

Além disso,  temos os livros, um para cada matéria. Às vezes mais de um.
Todos os anos as famílias tem um gasto bastante alto, no preparo de seus filhos para as atividades escolares.
Infelizmente o Instituto Brasileiro de Planejamento  Tributário (IBPT) aponta uma tributação sobre esse material em torno de 47,5%. Ao comprar o material escolar os pais estarão contribuindo para os cofres públicos. Um dos exemplos citados pela pesquisa uma caneta de um real, tem, R$0,47% destinado ao pagamento de tributos.
Será que haveria a possibilidade destes produtos serem desonerados? Será que existe alguma forma das famílias conseguirem ter acesso a esses produtos de forma mais facilitada?
Mesmo percorrendo diversas lojas a procura do produto mais barato, mesmo sugerindo que as famílias re reúnam para as compras em cooperativa, assim mesmo, o governo talvez pudesse olhar para essa questão com maior atenção.
O Brasil ainda está muito longe de ter um processo educativo digno de parabéns. Algumas mudanças aconteceram, mas quando nos comparamos a outras culturas estamos a quilômetros de distância quanto à nossa educação.
Há muito tempo, que manter filhos na escola tem sido um processo muito oneroso para as famílias. Um dia na vida de um estudante é caro, mesmo para os que freqüentam as escolas públicas.
Muitas atividades educacionais precisam de material paralelo para conseguir um melhor rendimento para os alunos. É muito difícil lecionar esse apoio.
Computadores, deuses na era moderna, não funcionam sozinhos. É preciso fazer anotações e buscar complementações em livros, escrever, anotar, tirar cópias, organizar e para isso é preciso ter um mínimo de material de apoio.
A formação de um cidadão é um bom investimento para um país. Portanto, já está mais do que na hora das autoridades brasileiras deixarem os discursos e partirem para a ação. Não adianta vivermos de ilusão, pulando de alegria quando estatisticamente o Brasil sobe na pontuação, por esse ou aquele motivo. Sem educação adequada um país não se sustenta. É preciso preparar nossas crianças e jovens de maneira a não deixar lacunas.
Portanto, uma escola precisa ser bem construída, bem equipada, seus professores remunerados de forma justa e que todos os alunos, possam ter pelo menos lápis, borracha, apontador, caneta e caderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário