sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

COMEÇAR DO ZERO

Numa linguagem matemática, começar do zero pode significar dar início a uma contagem para mais ou para menos tendo o zero como referencial.
Trabalhando com uma ciência exata, é simples operar. Somar, dividir, multiplicar ou subtrair, fazer as contas, organizar a numeração a partir do zero. Muitas vezes é preciso zerar a questão para se conseguir chegar ao resultado desejado.
Em leitura, pode sinalizar ter que voltar ao início do texto, após  alguns tropeços na leitura, que poderão interferir no entendimento do conteúdo da história. Ler é uma arte, e precisa ser realizada de forma contínua e respeitando as diversas pontuações sugeridas. Vírgula, ponto, dois pontos ou ponto parágrafo. Em cada um desses sinais, pausar a respiração. Também é preciso ficar atento aos acentos: agudo ou grave e até mesmo a crase, todos precisam ser observados para que não haja um falso entendimento do conteúdo da leitura. Caso isso aconteça, temos que voltar ao início, isto é, começar do zero.
Nas relações conjugais, afetivas e amorosas tem como possibilidade, refazer a relação. Apagar o passado e começar de novo, do zero, esquecendo principalmente os maus momentos. Geralmente começa quando o casal resolve discutir a relação. Aqui, poderá surgir a proposta de recomeçar. Tentar novamente sob novas orientações.
Numa escala de dificuldades, começar do zero em matemática pode ser mais fácil do que na leitura. É que nesta segunda situação, será necessário respirar para encontrar o melhor ritmo e ficar mais atento para todos os sinais e acentuações.
Quanto às relações humanas, começar do zero, a partir de uma tentativa de apagar sentimentos, deve ser algo bastante complexo. Como esquecer mágoas, traições, desencontros e outras situações e sentimentos nocivos ao equilíbrio do amor e da amizade?
Porém, acredito que da mesma maneira que devemos refazer um problema matemático, recomeçar a leitura de um texto, também nos relacionamentos deve valer à pena dar uma nova oportunidade e após rever erros e acertos, começar do zero.
Reconstruir, recomeçar, rever e reavaliar  verbos interessantes quando conjugados.
Refazer, buscar novos caminhos, novas possibilidades é sempre muito saudável, seja para resolver um problema de matemática, tornar uma leitura mais agradável ou sonhar com novos rumos para a relação afetiva.
Começar do zero, significa que não se perdeu as esperanças. Que ainda é possível encontrar o caminho certo. Que vale a pena buscar, sempre, a felicidade!
Edison Borba


Nenhum comentário:

Postar um comentário