sábado, 21 de janeiro de 2012

PREVISÍVEIS FINAIS

Interessante os folhetins novelescos, por mais complexa que seja a trama, quando o seu final se aproxima, tudo fica previsível. Acredito que não há como o autor fugir dos caminhos que vão se tornando óbvios, a cada dia.
Os segredos revelados, os casamentos, os nascimentos e a felicidade dos bons que triunfam sobre os maus. Quando algum escritor consegue mudar, sair do óbvio deixa a sua marca para sempre. Em “Vale Tudo” no último capítulo, Marco Aurélio, personagem de Reginaldo Faria foge do país com a mulher Leila (Cássia Kiss) e dá uma "banana" para o Brasil. Esse gesto ofensivo deixou marca registrada. O bandido e a assassina, fogem em grande estilo, deixando claro que o mau às vezes vence.
Um final, muito perto da nossa realidade, onde vemos constantemente o mal triunfando sobre o bem.
Muitas vezes, o autor para atender às espectativas dos “noveleiros”, patrocinadores e até mesmo da emissora, transforma bruxas em fadas e sapos em príncipes. Recupera e irrecuperável  sendo capaz de reunir todos os personagens num só local. E para adiantar o expediente final, revelam-se segredos, ocorrem regenerações e se dissolvem algumas dúvidas. Tudo num só capítulo, que muitas vezes é acrescido de mais alguns minutos.
Grandes novelas, decepcionam no final. Apesar de entendermos a posição dos autores, ficamos frustrados com alguns arranjos e composições inimagináveis.
Entre as diversas histórias, no momento, em exibição, destacamos “A Vida da Gente”. Bem escrita. Ótima fotografia. Personagens fortes. Lindas paisagens. Tudo muito bem trabalhado  e explorado.
Quanto ao final, vejamos:
Ana se torna grande treinadora de tênis. Prepara a filha do Marcos Prates que vencerá a sua oponente treinada pela terrível  Vitória.
Lourenço reconhece o filho e poderá viver um final feliz com a Dra. Celina.
Marcos Prates finalmente se revela como bom empresário e terá sucesso no turismo alternativo.
Podemos ainda arriscar:
Ana e a irmã,  serão boas mães e amigas acabarão felizes com a Manoela encontrando um príncipe na área da gastronomia.
Final feliz para o Dr. Lúcio e a médica, Lorena e Mathias, Nanda e o enteado.
Eva, Jonas e Cris ainda precisarão se regenerar.
Vitória sairá abatida das quadras.
Tudo será comemorado durante um baile organizado por Iná onde todos os personagens paticiparão dançando.
Provavelmente um beijo entre Ana e Rodrigo surgirá na tela junto com a palavra FIM.

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário