sábado, 14 de janeiro de 2012

NOVA CONFUSÃO NA HORTA

Após os problemas envolvendo a distribuição de agrotóxicos, o Delegado Pimentão, foi novamente chamado para aplacar uma  confusão. Dessa vez, a polêmica  envolve dinheiro. Acusaram os tomates de serem responsáveis pelo aumento da cesta básica, onerando o salário dos trabalhadores.
Como sempre, vermelhos de raiva, partiram para briga, colocando como o causador do problema, as chuvas e a seca. Como eles (os tomates) possuem pele muito fina, o excesso de sol ou de chuva, causa sérios problemas em sua epiderme, o que faz com que seu preço no mercado aumente consideravelmente.
Apesar de reconhecer que a vaidade colaborou para agravar o problema, eles não pouparam acusações às couves, alfaces, salsinhas, cebolinhas e acelgas que em função do destempero ecológico, amarelaram e sumiram do mercado.
Essa acusação deixou o Dr. Pimentão, azedo como um jiló, que convocou uma reunião geral de todo o pessoal da horta.
A vaidosa couve-flor ficou encarregada de distribuir os panfletos informando dia e hora do encontro. Pedido que  aceitou feliz, pois adora se mostrar e aparecer na comunidade.
A complicada cebola, não quis receber o comunicado. Sempre chorando, deixou claro que ela não participaria dessa reunião, pois o seu preço sempre foi acessível a todos. Aproveitou para se queixar dos boatos que espalham sobre a sua interferência no hálito dos consumidores, sendo até responsável por brigas entre namorados. O senhor alho endossou as palavras da sua amiga cebola, pois esse rumor também envolve o seu nome.
A abobrinha, que nada entende de finanças, comentou com o maxixe que  ela nunca foi envolvida em escândalos.
O nabo, sempre muito sério, aceitou a convocação alegando que ele só se pronunciaria na presença de seu advogado o Dr. Pepino.
As inseparáveis amigas cenoura e beterraba informaram que compareceriam juntas e que, elas sempre são muito solicitadas pelos jovens atletas e surfistas que as desejam  e ainda as lambuzam com mel, pagando qualquer preço para tê-las em seus copos. Portanto, essa história de salário do trabalhador não diz respeito a elas.
Na hora da reunião, quando o Doutor Pimentão apresentou a pauta, o espinafre e o agrião, que se consideram acima de qualquer suspeita, interferiram alegando que, sempre são os preferido dos vegetarianos, que pagam qualquer preço por eles.
Um grupo de batatas de diversas origens (a doce, a inglesa, a batatinha) reunidas num canto do auditório,  nada sabiam do que estava acontecendo. Estavam ali apenas para aproveitar o acontecimento e colocar as fofocas em dia.
Quando o Dr. Pimentão, finalmente conseguiu colocar ordem no recinto, eis que surge o repolho acompanhado da dona abóbora, como uma notícia bombástica.
O silêncio tomou conta do ambiente. Todos queriam saber o que havia acontecido. O Senhor repolho, após beber um copo de água e se acalmar, disse enfaticamente:
- “calma pessoal, nós, os da horta, não temos culpa se os preços sobem no mercado. Apesar de sabermos que somos nutritivos e que deveríamos estar nos  pratos de todos os cidadãos, quem fica rico às nossas custas é o homem”.
Nesse momento, o aipim (também conhecido como mandioca), chegou todo sujo de terra confirmando as palavras do se amigo repolho. “É o homem que nos coloca no mercado, cobrando preços altos por todos nós. Eles sempre colocam a culpa na natureza, alegando que foi a chuva ou a seca, mas são eles que sem piedade, nos escondem em caixas e em armários, alegando que sumimos do mercado para enganar e onerar os trabalhadores”.
Uma grande tristeza tomou conta de todos, que sem nada poder fazer, retornaram para seus sítios, e a paz voltou a reinar novamente na horta.
Edison Borba


Um comentário:

  1. Edison Borba,

    Muito boa esta alegoria, bem feita, mostrando o jogo de empurra de responsabilidades.

    Um abraço

    Lucia Regina

    ResponderExcluir