quinta-feira, 20 de outubro de 2011

APRENDER: UM ATO CONSTANTE DE ALFABETIZAÇÃO

Precisamos, urgentemente, formar homens capazes de perceber que a natureza somos nós. Que a nossa vida e a de todos os outros animais e vegetais, estão interligadas formando uma grande cadeia que envolve além dos seres vivos, todos os outros elementos que compõem o nosso planeta.  Somos partes de um todo, um elo da grande cadeia da vida. Tudo o que fazemos com o nosso corpo e com o  meio ambiente, gera reações em cadeia, que interfere no Universo.
O desenvolvimento dessa consciência acontece na infância, durante a construção das estruturas cognitivas. Nesse período ocorrem reorganizações  neurológicas de caráter bioquímico. É a partir dessas reações que  as informações são interiorizadas e incorporadas, passando a fazer parte do comportamento humano. Portanto, o processo de ensino e aprendizagem, é altamente bioquímico, todas as estimulações recebidas  serão inseridas no nosso padrão comportamental que se refletirá na sociedade. Uma criança absorve muito mais as informações recebidas do que um adulto. Sendo assim, a educação infantil, tem uma importância muito séria, pois é nesse período que ocorre a construção de estruturas que na idade adulta irão compor a  consciência humana. Conscientizar um adulto é muito mais difícil que educar uma criança.
As Escolas de Formação de Professores para o Ensino Infantil deveriam ocupar um papel de alta relevância na sociedade, pois cabe a elas a responsabilidade de formar profissionais que atuarão nas fases mais importantes do desenvolvimento humano. É necessário que os alunos normalistas recebam uma formação consistente. E quando diplomados, sejam constantemente capacitados e informados sobre as mais diversas metodologias educacionais. As novas e modernas práticas pedagógicas, aliadas às informações dos mais tradicionais Filósofos e Educadores é que irão fortalecer esse professorado, na sua atividade de transformação das escolas em oficinas capazes de conduzirem nossas crianças para desenvolverem um comportamento empreendedor e ecologicamente correto.
Da simplicidade do ato de segurar o lápis, à realização dos movimentos para a construção das letras, até o momento da interiorização das palavras, correm importantes reorganizações nas estruturas cerebrais de uma criança. Saber aproveitar a curiosidade inata da infância, para uma atitude científica na idade adulta, irá fazer uma grande diferença. A formação de cidadãos capazes de colaborar para a manutenção de uma sociedade mais consciente quanto a sua auto sustentação ecológica e mais justa quanto ao entendimento das leis e regras que mantem o equilíbrio social.
O isolamento pedagógico das nossas escolas e professores tem sido uma barreira para que a nossa educação seja mais consistente e os nossos alunos alfabetizados, não só para decifrar o código lingüístico através da leitura de um simples jornal, mas para que possam desenvolver consciência crítica, capaz de dinamizar suas vidas.
Aprender é um ato constante de alfabetização, a cada dia novas informações precisam ser decifradas e incorporadas ao nosso organismo como proteínas  indispensáveis à construção do nosso organismo. A partir do conhecimento das primeiras letras e durante toda a nossa vida, o processo de aprendizagem é um ato contínuo e sem interrupção. A maneira pela qual, somos inseridos neste universo do saber, é absolutamente decisiva para a continuidade de todo o processo durante nossa vida.
Por todos esses fatores é que se torna necessário um grande investimento na qualificação de todos os profissionais que trabalham com educação e principalmente nos professores do ensino infantil.
Uma Nação só se torna grande e respeitada através dos seus cidadãos, portanto educação e saúde precisam ser de boa qualidade e democraticamente acessível a toda a população.
Edison Borba

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