segunda-feira, 17 de outubro de 2011

BRONZE / PRATA / OURO

Guadalajara, México, Jogos Panamericanos – lágrimas, sorrisos, alegria, felicidade, desapontamento, garra, desafios, coragem, tristeza, superação, erros e acertos. Todas essas palavras podem se transformar em sentimentos durante as competições. É emocionante acompanharmos atletas lutando para conquistar medalhas, ouvir o hino de seu país e ocupar um dos lugares no pódio.
Seria maravilhoso se em todas as atividades da vida humana, nosso comportamento fosse semelhante ao dos atletas. Competir seguindo  regras. Respeitar os adversários. Lutar sem usar de artifícios inadequados. Aceitar desafios com coragem. Saber corrigir  erros e tentar novamente. Não deixar que os acertos superem a vontade de melhorar. Ter em seu coração a convicção de que lutar não é sinônimo de brigar e que oponente não é inimigo. Saber sorrir mesmo quando a queda for inevitável e chorar pelo prazer da conquista. Que o mais importante não é o valor da medalha, mas competir com seriedade e ética. Abraçar seus companheiros e compartilhar os bons e maus momentos. Superar a si mesmo. Buscar sempre a vitória, não se importando com o número de tentativas, pois cada uma delas é um passo para alcançar os objetivos traçados. Sonhar sempre e buscar a realização desses sonhos. Ter o coração e a mente sempre voltados para a sua pátria. Cada atleta é parte de um todo que se chama País.
Durante o período em que ocorrem as competições, vemos que viver em paz é possível. Sentimos  orgulho de sermos seres humanos, ao acompanharmos cada competição. Nos sensibilizamos diante da luta que cada atleta individualmente, trava com seu próprio corpo, superando dores e controlando emoções.
Ver as diversas bandeiras tremularem juntas sem que haja   opressor e oprimido é emoção indescritível.
Nas piscinas, quadras, tatames, estádios e ginásios homens e mulheres se tornam diferentes apenas pelas cores de seus uniformes. Todos são atletas. Todos são competidores. Todos acatam as regras do jogo. Todos são apenas um na vontade de vencer, brilhar e representar dignamente a sua modalidade esportiva.
Nas arquibancadas os torcedores aplaudem os competidores, com ou sem medalhas, todos merecem respeito e incentivo.
Que os Jogos Panamericanos possam servir de modelo para a construção de países mais justos, sem preconceitos e supremacias. Que todos os atletas possam servir de modelo para nossas crianças e jovens. É possível ser feliz sem drogas. É possível superar limites. É possível sonhar e realizar os sonhos. É possível vencer os medos.





Parabéns a todos os atletas e especialmente aos brasileiros meus compatriotas que vestem a camisa desse País que nem sempre os reconhece como filhos queridos!

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário