terça-feira, 18 de outubro de 2011

NA LOCADORA - 09

Entre os diversos filmes que abordam o tema educação, existem três, cujo foco  está na figura do professor. São eles:
AO MESTRE COM CARINHO – com Sidney Poitier

ADORÁVEL PROFESSOR – com Richard Dreyfuss

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS – com Robin Willians

Três homens, que se envolveram com o processo educativo, por caminhos diferentes.

O engenheiro desempregado que resolve dar aulas apenas por um período, mas acaba se apaixonando pela profissão. Sidney Poitier,  está incrível como um jovem e inexperiente professor enfrentando uma rebelde turma de jovens. Ao Mestre Com Carinho,  emociona principalmente pela canção título interpretada por Lulu, ainda muito executada nas festas de formatura.

Em Adorável Professor, Richard Dreyfuss, também procura o magistério como forma de sobreviver apenas por um tempo. Músico e sem muita paciência para lecionar, se envolve de tal forma que passa toda a sua vida, mergulhado na função de educador. Um filme comovente cuja história nos permite uma visão histórica dos hábitos e costumes dos nossos jovens por várias décadas, além de nos envolver na vida do professor que também é pai, marido e um homem com suas dúvidas e medos.

Robin Willians, em Sociedade dos Poetas Mortos, nos permite uma reflexão sobre o papel do professor inovador. Como romper com o processo educativo tradicional? Como levar os jovens ao questionamento? Como quebrar paradigmas sem causar problemas familiares e sociais? É um filme polêmico, onde a figura do professor aparece como a de um libertador. Até onde devemos e podemos conduzir nossos alunos a repensar o tipo de educação que estão recebendo?

 São três bons filmes sobre educação e educadores que merecem ser conhecidos ou revisitados. Eles permitem uma excelente reflexão sobre a arte de educar.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário