quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CRISTO, O REDENTOR

Quem vive e quem visita o Rio de Janeiro, não pode deixar de admirar uma das maravilhas do mundo. Sobre o morro do Corcovado, braços abertos abençoando a todos, reina absoluto o Cristo  Redentor.

Inaugurado em 12 de outubro de 1931, e reconhecido como uma das maravilhas do mundo no dia sete de julho de 2007, com 38 metros de altura e pesando 1145 toneladas, o Cristo é acima de tudo um símbolo de paz, fraternidade e igualdade.

Todos os que habitam ou visitam cidade maravilhosa independentemente de crença religiosa, partidarismo político, raça, nacionalidade ou padrão financeiro e social, sente-se protegido e abençoado.

Não se trata de apenas um cartão postal. Não é somente um ponto turístico. Nem tampouco um local para tirar fotografias para o álbum de recordações. Subir ao morro do Corcovado e chegar aos pés do Cristo  equivale a uma romaria. Compara-se trilhar o caminho de São Thiago. É como visitar os santuários de Fátima ou de Lourdes, ou então sentir a emoção de estar diante do impressionante Muro das Lamentações. Chegar ao alto do Corcovado é se emocionar com estar  um dos grandes símbolos da fé mundial.  

Agradecemos a Carlos Oswald o desenho da estátua e ao escultor francês Paul Maximilian Landowski,  a execução do projeto. A idéia de se construir um monumento religioso no alto do morro do Corcovado é do padre Maria Boss. O vencedor do projeto que culmina com a construção da obra é do engenheiro Heitor da Silva Costa.

O Cristo Redentor já nasceu de uma relação polivalente. Várias cabeças, diversas mãos, nacionalidades diferentes contribuíram para a sua construção. Por tudo isso, o Cristo Redentor é muito mais do que uma estátua. É muito mais do que um monumento. O Cristo Redentor  é um símbolo de fé para todos os povos do planeta Terra.





Nenhum comentário:

Postar um comentário