quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CARTAS / BILHETES / EMAILS

A comunicação é um ato humano, encontrado nas paredes das cavernas, deixando evidente  que é uma expressão característica da nossa espécie.
Das inscrições em pedras até os dias de hoje, a forma de deixar mensagens foi se transformando. Escritas a mão, datilografadas e atualmente digitadas, como os emails, os recados são passados de pessoa a pessoa.
Bilhetes entregues por mensageiros marcavam encontros entre os amantes, e foram responsáveis por famosos casos amor. Furtivamente seguiam de mão em mão. Amassados e escondidos, essas pequenas mensagens transportavam grandes emoções. Um bilhete interceptado poderia causar a morte de alguém. Fugas de amantes, cujos amores eram proibidos, dramas familiares eram escritos nesses pequeninos pedaços de papel e entregues aos mensageiros, que se tornavam cúmplices de intrincados dramas.
Cartas escritas a tinta, com letras desenhadas, levavam informações de nascimentos ou manchadas por lágrimas, anunciavam a morte de alguém. Muitas dessas missivas foram guardadas por muitos anos, e quando encontradas, nas páginas amareladas e com suas letras desbotadas, revelavam importantes segredos.

As cartas e os bilhetes, manuscritos, desenhados letra a letra, deixavam transparecer a emoção do seu autor. Escrita firme ou trêmula eram um registro do que motivou aquela mensagem. Uma frase interrompida, uma linha riscada, muitas vezes revelavam  momentos  de arrependimento ou apenas um erro ortográfico. Essas mensagens foram usadas como temas de romances e em letras de música. As famosas cartas de amor, mensageiras de declarações que se tornaram célebres na literatura como também, as que foram trocadas entre amigos. Grandes nomes da humanidade deixaram importantes revelações em cartas enviadas a seus amigos. Mensagens que se interligavam. O texto de uma dava continuidade ao conteúdo da outra. E assim sucessivamente, longos manuscritos, grandes idéias, famosas reflexões se construíram e quando se tornaram públicas, revelaram importantes pensamentos, para toda a humanidade.

Cartas perfumadas, que mesmo antes de serem abertas faziam a imaginação de quem a recebeu sonhar com o seu conteúdo. Nem havia necessidade de olhar o remetente, o agradável cheiro revelava o conteúdo, provavelmente  de um grande amor ou lembranças alucinantes de uma intensa noite de paixão.
A datilografia trouxe para o mundo da comunicação, a rapidez e a formalidade. Letras padronizadas, escritas por mãos ágeis mudaram o rumo da história, tornando as secretárias personagens importantes nos casos de amor. Relacionamentos entre chefes, máquinas e datilógrafas, deixavam para os textos apenas o papel de coadjuvante e seu conteúdo  uma simples mensagem comercial.
As histórias, os amores e as paixões humanas não mudaram, porém a forma de transmiti-las  seguiu a linha do tempo. Hoje os emails são portadores dos mesmos sentimentos desenhados de outra forma. Palavras abreviadas dão conta de romances mais curtos e de amores efêmeros. A pressa de enviarmos as mensagens, permite a mudanças drásticas e com a mesma rapidez de um clique o redirecionamento do nosso foco. Basta digitar, armazenar, colar e enviar e distribuímos nosso amor para um milhão de amigos em todo o mundo.
Cartas, bilhetes ou emails?  O que importa é o conteúdo da mensagem!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário