domingo, 16 de outubro de 2011

EXPLOSÕES CARIOCAS

A cidade do Rio de Janeiro se caracteriza por ser intensa, alegre e festiva onde explodem emoções o ano inteiro. O “réveillon” é um dos mais animados do mundo. Milhares de pessoas  se acumulam nas praias e nas ruas para receberem o novo ano. Um povo místico por essência canta e dança para santos e orixás numa explosão de esperança para que o novo período seja de fartura e felicidade. Os sons dos festejos pela passagem do ano misturam-se com os tambores do carnaval. E novamente o rio de Janeiro explode em festas, danças, cantos, desfiles e samba muito samba. Dias e dias de folia, em que os cariocas e turistas se misturam numa loucura musical, colorida pelas fantasias. Reis, piratas, odaliscas, havaianas, príncipes e mendigos misturados numa democracia cujo governo é garantido pelo Rei Momo.








A Páscoa na Cidade Maravilhosa, não perde a sua religiosidade, mas também é um período em que bombas de chocolates explodem trazendo alegria para os lares. Coelhinhos fazem a alegria das crianças, que tentam achar ovos recheados de esperança. É o tempo do renascimento e da crença numa cidade mais segura e feliz.
Uma explosão de fogos de artifício anunciam a  chegada dos meses de inverno: junho, julho e agosto, e com eles as festas “juninas”. Fogueiras, danças, comidas tradicionais, transformam o Rio num grande “arraiá”. São meses para se comemorar Santo Antonio, São João e São Pedro. Bandeirinhas coloridas muita alegria e felicidade fazem do Rio uma cidade abençoada. Sinhazinhas e caipiras dançam a  quadrilha, lembrando o Brasil caboclo e ingênuo, que ainda teima em existir fora dos grandes centros urbanos.
Setembro chega trazendo a primavera e os festejos cívicos.  Comemoramos a nossa independência com desfiles militares e estudantis. É tempo de manifestações públicas e de lembrarmos que a independência de um povo se conquista todos os dias.
Em outubro comemoramos as crianças sob a expectativa da chegada do Natal e mais um “réveillon”.
Tudo isso e muito  mais, caracterizam do Rio de Janeiro como cidade alegre. Comemorações para saudar São Sebastião e São Jorge padroeiros de todos os cariocas, católicos ou não. Atabaques, missas e orações fazem do Rio uma cidade ecumênica onde reina a liberdade religiosa.
Cidade de festivais vem a cada dia se firmando no mundo das artes e da música. Exposições e muita cultura nos encontros Literários que acontecem durante todo o ano.
Assim  é o Rio, uma cidade que explode em emoções o ano inteiro. Infelizmente, nossa querida metrópole não está suportando as explosões de botijões de gás e de bueiros, que tornam público, uma corrupção silenciosa, onde documentos autorizam o funcionamento de estabelecimentos sem condições de segurança e higiene necessários à saúde da população.
Queremos continuar a explodir nossa alegria, nossa esperança e a nossa confiança nas autoridades governamentais. Que saibam exercem dignamente as suas funções, honrando cada voto recebido nas eleições!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário