segunda-feira, 24 de outubro de 2011

BRASIL - PAÍS DO FUTEBOL?

Essa pergunta pode ser respondida com um sim, porém fazendo a observação que o Brasil é o país do futebol FEMININO.
Ou então o país da natação, do handebol, do voleibol, da ginástica, do atletismo, dos esportes à vela, do judô, do box, do tênis, do tiro e de muitas outras formas de esportes, porém no futebol masculino, nosso país vem decepcionando seus admiradores.
Eliminado de forma triste e vergonhosa do Panamericano de Guadalajara, nossos atletas se retiraram de campo de cabeça tão baixa que um dos jogadores não estendeu a mão para cumprimentar um menino mexicano, deixando o jovem torcedor com uma triste imagem do seu possível ídolo.
Jogando de maneira amadora, nossa seleção conseguiu empates e uma derrota. Não que isso seja uma desonra. Perder, ganhar e empatar faz parte de qualquer competição esportiva. Sair sem medalhas, não seria vergonhoso se por trás dos bastidores não houvesse uma trama política que envolve até a nossa seleção fantasma que pretende disputar a Copa do Mundo. Temos acompanhado alguns jogos amistosos, com seleções absolutamente sem nenhuma expressão, que são convidadas para “perderem” para os nossos ídolos dando a falsa impressão de que estamos no caminho certo para conquistarmos o hexa. Sem pessimismo, mas mantendo os pés na realidade, nós cariocas temos que nos preparar para irmos ao Maracanã, com camisas vermelhas, azuis ou brancas e deixar a canarinho em casa, na espera de outra geração de atletas, que possivelmente existirá em 2020.
Repetindo o vexame acontecido aqui no Rio de Janeiro, quando da realização do Pan, em 2007, saímos dos jogos sem termos demonstrado nenhum entrosamento com a realização das competições.
Nossos jogadores de futebol precisam mudar suas atitudes. Acostumados a ser colocados em patamares acima dos demais atletas, lamentavelmente esses “atletas” perdem o amor à sua pátria e se isolam num casulo onde o espírito de luta, a vontade de competir, a alegria de participar, dá lugar a uma atitude esnobe e pretenciosa de que são os melhores.
É uma pena vermos o isolamento dos “craques” da bola, alimentados por uma imprensa que pouco divulga e enaltece os demais esportistas brasileiros.
Em Guadalajara, ganhamos cartões vermelhos e expulsões deixando claro que não temos o tão difundido espírito esportivo.
Ainda temos tempo para exercitar a humildade, o espírito de equipe, o respeito aos torcedores e deixar de culpar o peso da camisa verde amarelo. Aproveitem o tempo para assistir os jogos das meninas do futebol, dos atletas do handebol e vôlei além da participação dos demais atletas, que entram nas quadras, campos, piscinas e ginásios demonstrando que amam o esporte que praticam e que estão competindo pelo amor ao seu povo e sua pátria.
Jogadores de futebol brasileiro (independente de seus clubes) ainda é tempo de descer de falsos pedestais e reconhecer que se vocês conseguem fama e dinheiro, é desse povo que sai o patrocínio.
Por favor, MAIS RESPEITO!

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário