sexta-feira, 7 de outubro de 2011

STEVE JOBS - O HOMEM

A morte do notável  Steve Jobs, fez com que o mundo, momentaneamente se voltasse para comentar, divulgar e reverenciar um grande homem. Ao lamentar perda tão significativa, nos permite refletir sobre outros grandes homens, cujos feitos se perderam nos anais da história. Dizem que o povo tem memória curta e rapidamente deixa cair no esquecimento fatos e pessoas que nunca deveriam deixar de ocupar as nossas conversas.
Vivemos um momento carente de bons exemplos. Diariamente os noticiários exibem fotos e fatos envolvendo traficantes, marginais, maus políticos, entre outros malfeitores, que acabam  se tornando de forma indireta e subliminar, exemplos para os nossos jovens. São tantas as atitudes negativas que elas  se tornam regra, deixando de ser exceção.



Homens como Steve Jobs  são vistos como gênios e  heróis,  colocados num patamar distante da nossa realidade se tornam inatingíveis. Esses notáveis é que devem ser a regra.
Precisamos estimular nossas crianças e jovens (meninos e meninas) a seguir caminhos semelhantes ao de Albert Einstein, Steve Jobs, Marie Curie, Alexander Fleming, Albert Sabin, Oswaldo Cruz, José Saramago entre tantos outros homens e mulheres notáveis pela contribuição para com a humanidade.
As Unidades de ensino devem dedicar alguns momentos de suas aulas para analisar, estudar e discutir a vida dos grandes seres humanos. Educação também se faz através dos bons exemplos.  Em cada bairro, comunidade e cidade devem existir pessoas de bem e do bem que possam servir de parâmetros para nossa juventude.
Buscar nos estados e nos países cidadãos que através de suas vidas ajudaram a melhorar a vida em nosso planeta tem que ser uma atitude educacional adotado pelas escolas.
Tenho medo, que após as lágrimas secarem e os noticiários não mais exibirem em suas manchetes o nome do Steve Jobs, nós fiquemos apenas brincando com os computares e todos os outros bens que ele nos legou. Quando as velas se apagarem e as maçãs murcharem, Steve será apenas um nome encontrado nos livros de história.
Temos que ter cuidado com os exemplos exibidos pela mídia mundial. O mundo se tornou uma grande e enorme passarela por onde desfilam corpos sarados e cabeças ocas. Emergentes e famosos ditam as regras que passaram a servir de código de ética para a nova humanidade.
Que a morte desse grande homem sirva para nos fazer refletir, não apenas através de seus inventos e criações, mas sobre a sua vida, seu caráter, sua ética e seu amor aos estudos e a pesquisa. Esse deveria ser o caminho a ser seguido por todos!
Atenção professores, é hora de aproveitar  o momento para analisar com seus alunos os bons valores dos seres humanos. Peçam pesquisas, façam leituras, promovam debates, reúnam a comunidade e juntos reflitam sobre ética e moral. Steve Jobs não foi apenas um grande idealizador de produtos e nem apenas um empreendedor de sucesso, antes de tudo ele foi um grande homem, como tantos outros que se encontram esquecidos e trancados nas páginas amareladas dos nossos livros de história.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário