quarta-feira, 25 de março de 2015

APOSTANDO NA FÉ

Em pleno período de quaresma, quando se aproxima a Semana Santa, uma emissora de televisão, aposta na fé dos telespectadores ao encenar sob a forma de novela, uma grande história bíblica: “Os Dez Mandamentos”.                                  
Acostumados a folhetins que tratam de situações da vida moderna, a encenação sob forma de capítulos, de uma passagem bíblica, nos causa no mínimo curiosidade.
Como uma emissora de televisão conseguirá manter por meses uma história, já vista várias vezes nas telonas do cinema sob a forma de superprodução?
Foi interessante assistir ao primeiro capítulo. Percebeu-se o cuidado com figurinos, cenários, trilha sonora e o empenho dos atores e atrizes.
Acho bastante válida a proposta de sair de uma rotina “novelística” e buscar inovação, no passado da humanidade. No momento em que vivemos dias de violência e com a criminalidade em alta, trazer para os lares histórias bíblicas é no mínimo louvável.
A emissora que está à frente desta jornada, já vem ensaiando trabalhar com temas bíblicos, já tendo encenando Sansão e Dalila e José do Egito além dos Milagres de Jesus, preparando-se para esta grande jogada sobre a saga de Moisés.
Observa-se que é também nesta emissora que novelas que tratam da violência, abordando crimes, tráfico e prostituição foram bem produzidas, como Vidas Opostas.
Creio que valerá a pena assistir Os Dez Mandamentos, sem preconceitos religiosos. Nossas crianças e jovens, estão carentes de informações culturais, principalmente provenientes deste produto que tão vendido para nossos lares, como é o caso das novelas.
Chiquititas e Carrossel (que está sendo reprisado), também são exemplos de divertimento para toda a família sem restrições.
Que venham mais produções deste porte e de acessibilidade para toda a família!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário