quinta-feira, 26 de março de 2015

CORPOS, APENAS CORPOS.

Os corpos das vítimas do acidente aéreo na França, estão sendo procurados. As famílias choram as perdas e as autoridades prometem averiguar as causas da grave tragédia”.
É desta forma que ouvimos os noticiários, quando se referem a qualquer acidente. Não há nomes, não há identidades, não há diplomas e nem títulos, apenas corpos.
                                                         
Diante da morte, não importando o motivo, todos os cidadãos transforma-se em corpos, que se não forem enterrados ou cremados, em poucos instantes começará o processo de deterioração.
Este é o destino de toda matéria viva, vegetal e animal, grande ou pequeno, irracional ou racional, todos terão os processos bioquímicos que os mantém vivos, interrompidos bruscamente por um acidente ou naturalmente, isto é, dentro de um tempo definido para as reações biológicas cessarem suas ações.
Portanto, usando uma visão pragmática, somos matéria orgânica que deteriora rapidamente. As bactérias, se encarregarão, juntamente com outros seres, de cuidar do nosso desaparecimento.
Reis, rainhas, ricos, pobres, diplomados ou analfabetos, todos terão o mesmo destino. Durante o tempo que nos mantemos vivos, devemos cuidar do nosso corpo, com bonitas roupas, lavá-lo e perfumá-lo diariamente não esquecendo de alimentá-lo com vitaminas e proteínas e de mantê-lo bem nutrido de bons pensamentos. Obrigá-lo a praticar boas ações, a ser íntegro e ético, para que possamos ser lembrados pelo que fizemos e o que fomos, pois o corpo, por mais lindo que tenha sido, apodrecerá ou irá virar cinzas num crematório.
Tenho consciência, que o escrito acima, nos parece chocante. Porém, a verdade nem sempre é bonita. Acredito que se fôssemos educados sob a ótica de que somos apenas corpos, provavelmente haveria menos guerras e injustiças. É até provável que a discriminação e o preconceito diminuísse. O culto exagerado ao corpo, que estamos vivendo na sociedade moderna, é um túnel escuro e sem saída. Horas e horas moldando algo que desaparecerá em alguns segundos.
Não sou contra a busca pela saúde e pela beleza. Claro que não! Porém, sobrepor o corpo sobre a mente, como tem acontecido nos últimos anos é “dar tapa no vento”. Nada vale para a melhoria da qualidade nas relações da espécie humana ter um corpo bonito e uma cabeça vazia ou cheia de maus pensamentos e praticar ações ruins.

Mente sã em corpo são” é uma citação latina, que não perdeu o valor até hoje. Precisamos nos cuidar como um todo, lembrando sempre que o corpo irá desaparecer, mas os nossos atos, estes sim, permanecerão eternamente.

Edison Borba


Nenhum comentário:

Postar um comentário