domingo, 22 de março de 2015

UM BEM PRECIOSO.

Foi instituído, 22 de março como o Dia Mundial da Água. Todos os dias, horas, minutos e segundos a água é usada por todos os seres vivos, mantendo a vida na Terra. Porém, o único ser que não tem consciência da sua importância, é o bicho homem. Ele e toda a sua descendência, há séculos vem fazendo uso inadequado deste precioso líquido.
Para a espécie humana tanto faz a água ser salgada (nos oceanos e mares) ou a chamada água doce (dos rios, cascatas, cachoeiras, lagos e lagoas), ele a corrompe, polui, estraga fazendo dos mananciais um depósito de seus resíduos.
A irracionalidade da espécie humana quanto ao desperdício da água chegou a um limite de tolerância da natureza que o bem maior, a água, está desaparecendo de algumas regiões e tornando-se inviável de uso em outras. Seca e poluição estão caminhando paralelamente numa progressão geométrica que provavelmente haverá em pouco tempo a famosa Guerra pela Água.
Nós brasileiros, que passamos anos nos vangloriando pelos imensos mananciais existentes em nosso território, hoje estamos vendo que o que imaginávamos ser um bem infinito, está ficando cada vez mais escasso.
Não há mais como esconder da nossa geração, que ela irá viver num mundo bem diferente do que vivemos até agora. Mesmo que se consiga em curto prazo despoluir rios, lagos e lagoas, o mau que foi causado não será recuperado em pouco tempo.
Outras situações preocupantes também se juntam a falta de água potável: a poluição das águas dos mares e oceanos e o descongelamento das geleiras e outros fenômenos provocados direta ou indiretamente pelo homem, nos fazem prever um futuro (que já se faz presente) catastrófico.
Lembrar da água pelo menos em – 22 de março – é tentar colocar um mínimo de consciência e responsabilidade em cada um de nós, e principalmente propiciar uma discussão sobre que ações as autoridades que tem a obrigação de cuidar legalmente do Planeta precisam urgentemente começar a fazer.
A nova sociedade, terá que conscientizar-se agora, neste segundo, que estamos ameaçados de morte e de perdermos gradativamente algumas mordomias, que são obtidas graças a bondade da mãe natureza, como: piscinas, chuveiradas, banheiras, banhos de praia e rio entre outras delícias que nós humanos gostamos de aproveitar.
Nos quesitos sede e saúde, a natureza é maravilhosamente democrática, todos sem distinção de classe social, religião, cor da pele, sexo, nível cultural e intelectual, todos são dependentes, absolutamente dependentes dela, a água.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário