domingo, 29 de março de 2015

O MARTÍRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Neste Domingo de Ramos em que se inicia a Semana Santa, período de reflexões sobre a vida na Terra. Tempo de recordar o martírio de Jesus, repensarmos esta história, onde a grande questão está na atitude do Homem que se deixou crucificar pelo bem de toda a humanidade.
Porém, ao analisarmos a nossa história, infelizmente percebemos que em alguns aspectos todo o sacrifício deste Homem, foi em vão.
Trazendo a questão para o meu País – Brasil – sentimos que muitos dos ensinamentos do tal Homem, não foram assimilados.
Estamos chegando ao final do mês de março, com algumas horríveis notícias envolvendo a educação e seus agentes. Fatos que aconteceram em vários estados brasileiros, deixando evidente que o problema é nacional.
Uma Diretora escolar foi ameaçada por mãe de aluno, que armada com uma faca tentou matá-la.
Em outro ponto do País, um Professor de Matemática foi apredejado na rua, por alunos descontentes com o profissional, que cobra disciplina em sala de aula.
Em outra localidade desta Pátria Educadora, mãe de aluno, humilha e espanca uma professora, dentro de sua sala de aula, diante de seus alunos. Motivo: a educadora cumpriu uma regra da escola, relacionada com horário.
Aqui no Rio de Janeiro, há colégios que só começarão o ano letivo nesta semana que se inicia, isto é, com mais de um mês de atraso, enquanto outras tiveram as aulas suspensas pela guerra entre traficantes. E a greve já se instalou em São Paulo e ameaça se espalhar para outros estados.
Em alguns estados, o ano de 2014 ainda não terminou. Existe carência de professores e a utilização do profissional de ensino trabalhando com disciplinas diferentes de sua formação, é uma atitude corriqueira em muitas colégios.
Centenas de escolas pelo Território Nacional, estão em péssimas condições de preservação, frequentá-las é ser martirizado. Crianças e jovens que residem distante de suas escolas, também são sacrificados nas estradas, conduzidos por veículos que colocam em risco suas vidas. Carência de pessoal de apoio, limpeza e merenda escolar, quando existe é ruim e deficiente.
Como centelhas milagrosas, neste caos, surgem fatos, envolvendo professores que conseguem lutar e fazer do ensino público algo a ser louvado. Alunos que conseguem medalhas em Torneios de Matemática e alguns que são aprovados em vestibulares por mérito, por nota, sem necessitar do uso de cotas.
Um destaque para um educador, que no serão do Piauí, mantém crianças e jovens ocupados com música. Quando entrevistado este herói falou: sou brasileiro e faço isso porque amo a minha Pátria.
Infelizmente, não é assim que nossos políticos pensam e agem!
Estes fatos são centelhas de luz, que provam que o ensino público é viável.
Nossa Presidente, nomeou um educador para dirigir e tentar por fim no martírio da educação brasileira. Um homem letrado em ética, que provavelmente rico em teorias e exemplos dos mais variados pensadores e educadores da humanidade.
Será que é chegada a hora? Pai não nos abandone!
Quis o Senhor que esta nomeação acontecesse durante a Santa Semana.
Vamos acreditar no milagre que, que um anjo salvador vai empunhar a espada e lutar pela sobrevivência de alunos e professores. Este anjo deverá demonstrar coragem para ceifar a cabeça de todos os que roubam, desviam e furtam as verbas destinadas à melhoria da educação no Brasil.
Que ele esteja usando um escudo que o defenda das ofertas financeiras que ele vai receber, para fazer negócios escusos e, esquecer os famintos por leitura e como fez Pilatos lavar as mãos e deixar que o sangue dos estudantes e educadores brasileiros continue a manchar as salas de aula deste País.
Amém!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário