quarta-feira, 4 de março de 2015

TUDO? TUDO?

Eu sei de tudo! É uma ameaça que, dependendo de quem afirma, pode acabar um relacionamento, despedir funcionário, fazer alguém contar até o que ainda não tinha feito.
Mas, quem é tudo? O que é tudo?
Saber tudo ou saber de tudo dá a quem possui a informação um poder quase absoluto. Tudo significa poder, quase comparável ao que tem o Deus, Senhor Todo Poderoso.
Conheço tudo e sei de tudo. Nada escapa ao meu conhecimento! Sou onipresente e oniciente! Eu mando em tudo!
Observação que caracterizou o personagem “Lady Kate”, que nos faz rir sempre que aparece usando este bordão.
Porém, na vida real existem pessoas que geralmente, em voz alta, tenta provar que é o dono da razão, usando este mandamento. Consideram-se os donos do mundo: manda nas pessoas, nas moscas, nos mosquitos, no marido, na esposa em tudo o que tem vida e até nos objetos inanimados.
Ter tudo, outra questão interessante: eu tenho tudo! Quem faz esta afirmação deve ser o dono do mundo. Ter tudo é “ter tudo” o que existe em tudo e em todos os lugares. Caramba! Estar de posse de tudo deve ser uma situação estranha; como guardar tudo o que se possui?
Como fazer as contas de tanta coisa? E para piorar, quando se tem tudo de tudo, de nada mais se precisa pode-se até morrer! Como de nada mais preciso, fico entediado, triste, minha vida perde o sentido, logo só resta aquilo que ainda não possuo: a morte. Que horror!
Porém, surge uma frase salvadora: eu sei que nada sei, logo não sei de tudo e tenho consciência desta situação. Que legal, ter pela frente um mundo a ser conquistado!
Eu tenho apenas o que preciso ter e que deve ser meu por direito. Não preciso de tudo para ser feliz e nem quero saber de tudo para não tomar ações precipitadas e magoar pessoas que amo.
Como é bom viver cada dia  apenas com aquilo que me é necessário! Preparar o amanhã na expectativa do que eu vou conseguir ter e conhecer!
Isso é tudo! Maravilha!!!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário