terça-feira, 17 de março de 2015

BANDEIRAS

As bandeiras, são símbolos universalmente conhecidos. Quando as vemos tremulando nos altos mastros ou apenas sendo agitadas pelas mãos de alguém, conseguimos visualizar mais do que um pedaço de tecido, o que surge diante dos nossos olhos é a simbologia de uma Nação.
Nas guerras, batalhas e contendas as bandeiras são vistas como fortes elementos incentivadores do ânimo dos participantes do evento. Portanto, uma bandeira é algo de extrema importância para todo e qualquer cidadão. É comum, em muitos lugares, como bares, lojas e até nos lares encontrarmos bandeiras nas paredes, como informação de que aquele território é também o país.
Os soldados prestam continência à bandeira de seu País. Bandeiras são hasteadas em datas especiais e descem até a metade do mastro, para avisar do luto. Elas emocionam e nos trazem ao coração o sentimento de amor e dever para com a Terra em que nascemos.
Portanto, a bandeira de um País, é de máxima importância, pois significa união, unidade, presença, patriotismo e amor. Todo viajante, sente-se mais tranquilo, quando distante de sua Terra, vislumbra a bandeira com as cores de seu País. Naquele momento, sentimento de estar em casa invade o coração daquele que está longe de sua casa.
O Brasil já teve algumas bandeiras diferentes, desta que nos representa atualmente. Cada uma foi criada em função do tipo de governo vigente na época. Logo, uma bandeira pode indicar o tipo de governo e também os objetivos de uma determinada Nação.
A bandeira brasileira tem as cores verde, amarelo, azul e branco. Em tempos de escola primária, as professoras ensinaram-me que o verde representava as nossas matas, o amarelo o nosso ouro, o azul o céu brasileiro e as estrelas os estados que compõem o País posicionadas abaixo de uma faixa que atravessa o azul, com a inscrição: ORDEM E PROGRESSO. Acima da faixa, uma solitária estrela representando o Distrito Federal, território onde está instalado o Governo Geral.
Nas paradas militares, nos desfiles escolares, nas solenidades de formatura ou qualquer outra de importância político social, a bandeira brasileira sempre deve ter lugar de destaque. Nas escolas, é um privilégio ser convidado a carregar o Pavilhão Nacional.
O tempo passou e a nossa bandeira ou lábaro, perdeu lugar para outras bandeiras de outras cores. Nos movimentos trabalhistas, greves e até em solenidades o verde amarelo começou a ceder lugar ao vermelho.
Talvez, para algumas pessoas possa parecer bobagem ou pensamento retrógrado, é provável que elas imaginem que em democracia tudo vale ou vale tudo. Numa Democracia verdadeira tudo vale se for para o povo, pelo povo e do povo, sem discriminação, mas sem perder-se a noção de Pátria e sempre respeitando os seus símbolos.
Portanto, foi de máxima importância, vermos no dia 15 de março, nossas ruas e praças inundadas pelo verde e o amarelo. O azul também apareceu e tudo aconteceu com ORDEM, visando o PROGRESSO, das estrelas / estados de toda a Nação Brasileira.
Somos assim: verde e amarelo! Somos azul! Queremos ordem e progresso! Somos brasileiros!

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário