domingo, 7 de agosto de 2011

EMBRULHANDO PEIXE

Mais um domingo entre tantos outros que já passaram pela minha vida. Acordar, tomar um cafezinho e ler os jornais. Nos finais de semana, os  noticiários ficam mais “gordos”. Haja tempo para conseguir ler o primeiro caderno, o segundo caderno, o caderno de esportes, o de turismo, o de economia, os classificados, os encartes, as revistas, as colunas, o resumo das novelas e tantas outras informações, que precisaria ter um mês só de domingos para conseguir ler apenas um jornal. Normalmente eu começo pelas informações sobre cinema, teatro, música e televisão. Depois vou ao horóscopo. Só tenho interesse pelo meu signo. Passo rapidinho pelas novelas e bato uma bolinha no setor de esportes. Vejo alguns encartes, observo os preços e percebo o quanto faço de economia, não comprando nada, “nadica” de nada. Passeio pelo caderno de turismo; leio algumas crônicas e, só depois bem depois, chego aos noticiários políticos, deixando para o final as páginas policiais. Faço esse roteiro com a intenção de me preparar para o lado ruim dos noticiários. Vou aos poucos me esgueirando entre as notícias, buscando as amenidades para chegar atrasado, nas realidades. Páginas e páginas com notícias, informações, propaganda, anúncios, fotos, charges, sorrisos, lágrimas, mulheres lindas tentando a fama, homens famosos “caçando” as mulheres lindas. Separações, vendas de passes de jogadores, polpudas cifras que nem consigo imaginar – um milhão de reais. Colunas sociais divulgando encontros e festas no mundo da fantasia, onde a felicidade até existe, contrastando com fotos, onde uma tarja preta indica se tratar de um “di menor” apanhado na cracolândia. No setor de compras, fico na dúvida entre os Nike’s importados e os Adidas “casuais” exclusivos. Decido adiar mais um pouco essa extravagância. Na página de gastronomia, descubro que a classe média russa, está se deliciando com fast food. Agora já posso planejar minha viagem para Moscou. Manifestantes colocam fogo em prédios e veículos em Londres. Diante disso vou adiar minha viagem a Europa. Detenho-me lendo uma entrevista, chocante:  famosas que fazem sucesso com seios naturais! O silicone parece que está sendo colocado em outras partes do corpo feminino. Na mesma página, importantes informações: cabeleireiro ensina a lavar e secar cabelos oleosos corretamente,  dietas restritivas podem fazer mal à saúde, dançar ajuda a pessoas com mal de Parkinson e já existem tênis que prometem fortalecer as panturrilhas, coxas e nádegas. Agora já me decidi em qual tênis investir minha “grana”. Não consegui chegar ao caderno de política, mas creio que não existe nada de novo no planalto. Ministra erra o nome da atriz na inauguração de teatro em Brasília, mas isso não é relevante. No próximo domingo, vou começar por cadernos de economia ou talvez de política, mas até lá esse vai servir apenas para embrulhar peixe.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário