sábado, 16 de abril de 2016

DO EXTINTOR ATÉ A COR!!!


Sou noveleiro confesso, gosto mesmo, assisto, me emociono, me divirto e aceito algumas “licenças poéticas” como parte do trabalho dos escritores. Porém, os exageros e alguns erros saltam aos nossos olhos e nos deixam entre o ficar com “pena” ou rir da cena.
Quando da exibição da primeira parte de, “Os Dez Mandamentos” um extintor de incêndios foi flagrado num cenário da novela; o descuido causou um “frisson” na mídia que alardeou o fato tornando-o manchete de jornais.
O extintor foi esquecido e já está adormecido numa estante qualquer, e agora estamos diante das discrepâncias do “Velho Chico”. Tive o prazer de tecer elogio a bela trama em sua primeira parte, mesmo com alguns deslizes comuns em novelas de época, o trabalho em conjunto atores, iluminação, vestiário, trilha sonora entre outros quesitos, deu aos fãs de novelas, momentos de grande encantamento.
Nesta segunda fase, temos a sensação de estarmos diante de uma nova trama, são tantas as divergências, que o Velho Chico se perdeu, principalmente no tempo.
Em que ano se passa a história?
O figurino, a comportamento, os carros, as residências não apresentam uma identidade temporal. Alguns atores, estão absolutamente distantes dos personagens da primeira fase da novela, com interpretações quebradas, sem continuidade.
Talvez, o excesso de detalhes que a novela exige, está permitindo falhas no figurino, como a cor do paletó do “coronel” que mudou repentinamente. Apesar de todos os percalços as novelas ainda são um bom entretenimento e um bom noveleiro sabe, que dentro do conjunto, há momentos tão marcantes que se tornam inesquecíveis, como as cenas:
>O encontro entre Odete Roitman e sua filha Heleninha – Vale Tudo - TV Globo atrizes Beatriz Segall e Renata Sorrah.
>Novela Éramos Seis, do SBT, cena da morte de um dos filhos da personagem principal vivida por Irene Ravache.
>A sofrida morte da princesa Egípcia Henutmire, interpretada por Vera Zimmermann, na TV Record.
>As cenas em que Juma Marruá (Cristiana Oliveira) se transformava em onça, novela Pantanal, TV Manchete.
É desta forma, de cena em cena, que as novelas se imortalizam, como a famosa tesoura nas mãos da Nazaré Tedesco, Renata Sorrah, que por diversos capítulos marcou a sua presença nas telinhas das nossas televisões.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário