terça-feira, 19 de abril de 2016

QUEM SABE FAZ A HORA!


 
Nos anos da ditadura brasileira, Geraldo Vandré, fez o Brasil cantar “quem sabe faz a hora não espera acontecer”. Este pequeno verso de sua canção “Pra não dizer que não falei de flores”, levou o País a reflexões e ações.
Remexendo no baú da nossa História, encontramos momentos que dizem bem o contexto de Vandré; quando D. Pedro I, assumiu ficar no Brasil, contrariando a Coroa Portuguesa, ele, ao dizer “fico”, o fez na hora certa. Mais adiante, Isabel a princesa, soube fazer a hora ao assinar a Lei Áurea, num momento em que seu pai, não se encontrava na corte.
E foi assim com a nossa Independência e mais adiante a República, homens e mulheres que souberam a hora de fazer História.
Existem horas trágicas ou complexas como a morte de Getúlio, e a sua famosa carta “saio da vida para entrar em História” e a renúncia de Jânio, cujo motivo para a sua “hora da saída”, até hoje continua sem explicação.
Na nossa vida, também precisamos saber a hora de ir, ficar, partir, dizer sim ou gritar um não. A sábia natureza, em seus ciclos, nos ensinam que existe o tempo de germinar, o tempo de florescer e o das frutas amadurecerem.
Infelizmente, nós sofremos a interferência das emoções, que em muitos casos interferem no fazer a hora. É possível que os exemplos citados acima tenham sido provocados pela produção de hormônios que estimularam a tomada daquela atitude.
Porém, mesmo sofrendo as interferências bioquímicas, a humanidade possui a racionalidade que deve ser usada em momentos de crise e que transforma-se no nosso “livre arbítrio”.
Portanto saber fazer a hora, é uma dádiva que devemos aprender a usar. Acredito que saber agir na hora certa e não deixar os fatos acontecerem, é um dos melhores aprendizados que a vida pode nos dar!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário