quarta-feira, 20 de abril de 2016

GOLPE É GOLPE


 

Nas artes márcias, nas lutas esportivas, karatê, judô, muay thay, jiu-jitsu, box entre outras, existe uma variedade de golpes, que compõem o regulamento e fazem parte do treinamento dos atletas. Quando um lutador entra na arena, ele deve saber o que pode e o que não pode fazer durante a competição, correndo o risco de perder pontos e ser desclassificado do torneio.

Porém, os golpes não fazem parte apenas das lutas travadas sobre tatames ou dentro de ringues, existem outras formas de luta, onde os braços e pernas não são usados, mas o cérebro, os pensamentos, a oratória, as parcerias e muitas vezes, golpes considerados “sujos” e que dentro de um ringue causaria a expulsão do contendor.

Neste momento político do Brasil, tem-se falado muito em golpe, mais precisamente um golpe sujo, aquele que foi executado de forma traiçoeira. Alguns participantes da luta pelo poder, queixam-se com os juízes da competição, reclamando de que houve traição, agrediram um dos competidores pelas costas, e com isso solicita-se anular a luta.

Existe um interessante dito popular que afirma; “quem não sabe brincar não desce para o play”. Levando-se em conta que a luta pela cadeira presidencial do Brasil vem sendo travada há muito tempo, podemos lembrar que a traição, sempre fez parte do jogo. Quem chora e reclama, também já usou este tipo de “golpe”, quando sobre palanques, em  época  de eleição, prometeu aos eleitores o que nunca iria cumprir. Isto, também é golpe e dos mais sujos.

Golpe é golpe! Sempre é bom lembrar, que:

-quem com ferro fere com ferro será ferido;

-mentira tem pernas curtas;

-o castigo já não anda a cavalo;

-quem tem telhado de vidro está sempre bronzeado;

-quem quer tapar o sol com a peneira fica com a cara toda pintada.

Estas e outras verdades populares servem para reflexão daqueles que falam em golpe. Ainda em tempo vale lembrar,

“todo ponto de vista é a vista de um ponto”, isto é, o povo levou um golpe quando não recebeu o que lhes foi prometido.

Lembrando a Terceira Lei de Newton (Física): “a toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade”.

Quem faz chorar tem que aprender o doce sabor das lágrimas!

Edison Borba

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário