terça-feira, 5 de abril de 2016

PERGUNTA DIFÍCIL!

Um aluno estudioso pediu-me a seguinte informação:

Professor, meu professor, quero sua explicação

Eu não consigo entender o que significa a tal de corrupção?

Imediatamente pensei, em responder bem direto,

Rapidamente e sem enrolação, e disse para o menino:

Corrupção, meu discípulo, é atitude de ladrão!

O guri insatisfeito, voltou a me interpelar:

Se corrupção é coisa de ladrão, então porque

Essa gente não vai logo para a prisão?

Novamente tentei escorregar na resposta

Procurando um caminho, e achar a solução.

Enveredei pela estrada das longas definições

Explicando que na sociedade existem situações

Que envolvem a qualidade do referido cidadão

O menino, muito esperto, foi direto à solução

Lá na comunidade, quem rouba é ladrão,

Vai preso pela polícia “puxa cana” um tempão

Lá ninguém tem diploma, nem usa gravata, não!

Professor, meu professor, será esta a questão?

Confesso, meus amigos, que fiquei sem direção

Percebi que o aluno tinha toda a razão

Para resolver a questão e não seguir adiante

Com tanta conversação, respondi para o pequeno

Você tem toda razão!

Corrupção é atitude de ladrão que usa casaca,

Faz discurso, fala alta e desculpe-me, meu menino

Vencem até eleição!

P.S. Envergonhado, baixei a cabeça e me retirei da sala de aula!

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário