sábado, 8 de outubro de 2016

A REPROVAÇÃO EM QUESTÃO


 
Quando um aluno apresenta dificuldades de aprendizagem, sendo indicado para estudos de recuperação, chegando ao final do ano escolar indicado para reprovação, faz-se necessário analisar alguns pontos importantes. Não existe reprovação e sim reprovado. Quem é o repetente? Por que aconteceu a reprovação? 1)-aquela escola não é para aquele aluno; 2)-qual a relação daquele aluno com os professores e as disciplinas nas quais ele não obteve êxito?; 3)-a família do aluno e as suas relações; 4)-o próprio aluno. Neste último caso, resumidamente podemos assinalar alguns tipos de repetência: a)-por desinteresse; b)-por falta de conhecimentos anteriores; c)-por questões de adaptação ao ambiente escolar; d)-por problemas pessoais (criança e/ou adolescente também tem seus próprios problemas).
O importante nos casos de reprovação, é que a questão precisa ser tratada individualmente, cada caso é um caso em particular, que precisa ser analisado, pelos profissionais da educação da escola onde o aluno estuda junto com a família, todos ouvindo pacientemente e com muito amor a “pessoa” que sofreu a reprovação. Nenhum aluno escolhe ser reprovado!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário