segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O DIÁLOGO ESCOLAR


 
No processo educacional, cada vez mais, o diálogo entre as disciplinas torna-se inevitável, sendo que é a partir dele, que vai nascer a aprendizagem. Na organização das grades curriculares, dos programas educacionais, não existe disciplina cujo conteúdo seja mais importante do que outra. Enquanto a integração multidisciplinar não for levada à sério a capacitação dos nossos docentes ficará “capenga”.

Os próprios alunos, quando são levados à esta percepção, el...
es tendem a melhorar o seu aprendizado. Existem algumas disciplinas cujo conteúdo é facilmente identificável com outra, como a Biologia e a Química ou a História com a Geografia. Porém, não podemos imaginar que estas duas duplas, possam seguir indiferentes ao conteúdo da Matemática, Artes, Filosofia, Química, Educação Física, Sociologia entre as demais componentes das Grades Curriculares.
Cabe aos especialistas junto com os professores, construir programas escolares onde haja de forma perceptível um grande diálogo entre as diversas disciplinas, que compõem uma grade curricular.
Ensinar e aprender fica mais agradável quando se percebe que em educação, o isolamento curricular e humano, não resulta em boa qualidade.
 
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário