sábado, 15 de outubro de 2016

PEDAGOGIA>>> PROFESSORES


Pedagogia é a ciência que tem como objeto de estudo da educação, o processo de ensino aprendizagem, logo, é a ciência que analisa os personagens desse processo: os professores e os alunos.
Quem é o professor? Que tipo de pessoa se entrega a trilhar este tipo de profissão? Que características biopsicológicas deve ter os que se colocam à disposição de crianças, jovens e até de outros adultos como objetivo de fazê-los entender o mundo? Quem é esse ser qu...
e passa horas lendo, pesquisando, planejando, corrigindo, organizando, refletindo, buscando “falar” de forma diferente o mesmo assunto? Quem consegue com apenas dois olhos e dois ouvidos, ver e ouvir uma multidão de diferentes alunos e encontrar para cada um, uma explicação adequada? Aliás, adequar é um verbo que essas criaturas vivem a conjugar: adequar o conteúdo, adequar a aula, adequar a avaliação, adequar a sua vida particular para estar sempre pronto a ouvir e entender o pedido de cada aluno? Quem é esse ser que muitas vezes é mais do que professor, é pai, mãe, conselheiro e amigo? 

 Alunos, vê-los chegar é uma emoção e quando partem é comoção! Choramos de alegria e rezamos para que todos sejam felizes, e que as nossas aulas, zangas, sorrisos, provas, notas e tudo que fizemos possa ser útil para que realizem seus sonhos!
Aos jovens professores, aos que estão começando nesta profissão, posso afirmar que após 48 anos de vida profissional, não me arrependo de nada, continuo trabalhando e faria tudo outra vez!
Quanto à política educacional de nosso País, o Brasil, isto é outro assunto, que não merece ser tratado num dia tão lindo quanto o 15 de outubro.
Abraços aos colegas e aos meus alunos, espalhados por esse “mundo de meu Deus”, onde estiverem que sejam felizes!
 
Edison Borba (“seu” Edison)

Nenhum comentário:

Postar um comentário