domingo, 30 de outubro de 2016

EDUCAR PARA LIBERTAR


 
Quando uma criança aprende o significado das letras, das sílabas, das palavras e das frases ela começa a pensar livremente e, ninguém, jamais em tempo algum, poderá impedir que ela caminhe livre em seus pensamentos e sonhos.
Imaginemos um menino que “apreende” o significado do G + A + T + O. Uma vez tendo “apreendido” este gato, ela o terá preso em seu cérebro. Todas as vezes que essas quatro letras forem vistas juntas e com esta arrumação a criança lemb...
rará o animal, ela domina o GATO, que passa a ser dele e então pode ser um gato vermelho, grande, pequeno, peludo, sem pelos, verde, amarelo. A criança terá o poder sobre o gato.
E assim, ele irá de apoderando do mundo das palavras, que poderão ser lidas, analisadas, interpretadas segundo os seus pensamentos. Poderá discordar ou concordar com o texto, ele o leitor passará a gozar da liberdade de expressão escrita e falada, a LIBERDADE DE PENSAR.
Para os corruptos, o ato de ensinar a LER é um perigo! Por este, e por outros motivos para muitos tipos de governos não há interesse em dar valor aos professores. Esses profissionais são perigosos, e em cada aula, mesmo se atendo apenas ao conteúdo programático, o professor liberta seus alunos, dando a eles o direito de ir e vir livremente em seus pensamentos e sonhos.
Edison Borba

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