sexta-feira, 14 de outubro de 2016

PEDAGOGIA E EMPODERAMENTO.


Estamos vivendo um momento onde a palavra “empoderamento” surgiu e está sendo usada com bastante frequência. Aproveitando a ocasião, também vou mergulhar neste oceano. Após muitos anos de magistério (iniciado em 1968) estou há cinco anos lecionando na Faculdade da Mulher e nos Centros de Atualização Feminina. São oito turmas compostas exclusivamente por mulheres, cujas idades variam entre 50 e 96.
Estas senhoras estão usando o poder feminino e deix...
ando claro que o empoderamento da mulher se faz em qualquer idade e que estudar, buscar mais conhecimento, torna cada uma delas mais forte e capaz de saber que o seu papel na sociedade está muito além dos muros de suas casas.
Nossas aulas são encontros alegres, felizes onde a relação entre os professores e as alunas acontece num clima de troca de conhecimentos. Todas elas trazem uma bagagem de informações que são usadas durante nossos debates.
Cada uma das alunas, torna-se a cada encontro mais poderosa e mais dona de sua vida, isto é, o empoderamento se faz no grupo, que funciona antes, durante e após as aulas. Elas organizam passeios, visitas, almoços, são alunas assíduas e extremamente interessadas nos assuntos levados pelos professores. A cada encontro elas se tornam mais independentes e capazes de gerir seus próprios caminhos na realização dos seus sonhos.
Parabéns às minhas alunas, que me ensinam a cada encontro a importância de se manter “ligado” e atualizado com os fatos do mundo e que viver é extremamente prazeroso!
 

 
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário