segunda-feira, 3 de outubro de 2016

ENTRE CRIANÇAS E BALEIAS


ENTRE CRIANÇAS E BALEIAS

 

Ecologicamente, podemos afirmar que os oceanos estão para as baleias, assim como as escolas estão para as nossas crianças.  

Os oceanos e as escolas são espaços diretamente relacionados com a vida em nosso planeta. Para os cetáceos, as águas salgadas e para as nossas crianças, as salas de aula.

Com a efervescência da vida moderna, nossos descendentes, estão sendo colocados em espaços educacionais, cada vez mais cedo. Bebês com poucos dias de vida, já exibem agenda onde compromissos são seguidos, obedecendo a uma rotina, de fazer inveja a muitos executivos.

Infelizmente, o quadro não é bom para os seres aquáticos e nem para os terráqueos. Analisando as unidades escolares, desde as creches até as universidades, verificamos uma situação pouco agradável. Atividades pedagógicas, sendo realizadas em prédios inadequados ameaçam o saudável desenvolvimento das nossas crianças e jovens.

Quando analisamos uma sala de aula sob a perspectiva de um ecossistema, observamos espaço inadequado para a realização da mais simples reação metabólica. Local pouco ventilado, mal iluminado, e com temperaturas instáveis ocupado por grande quantidade de seres que tentam sobreviver e aprender.  Poluição espacial, espécie ameaçada e aprendizagem prejudicada.

Salvemos as baleias, mas, não podemos esquecer a nossa descendência. O perigo aumenta proporcionalmente ao tempo passado nas escolas.

Precisamos despoluir os oceanos e as escolas. Para a construção de uma descendência inovadora e criativa, é necessário cuidar para que as reações orgânicas e psicológicas dos  nossos alunos aconteçam em ambientes saudáveis, limpos e livres de ameaças.

Não existe metodologia pedagógica capaz de superar a ausência de condições ambientais favoráveis. Salvemos as baleias, mas não podemos esquecer as nossas crianças. Fazemos parte de uma intrincada cadeia ecológica, onde todas as espécies são interligadas por tênues laços bioquímicos. Nossos oceanos e nossas escolas estão em perigo. Salvemos as baleias mas não podemos esquecer nossas crianças!

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário