segunda-feira, 10 de outubro de 2016

COZINHA! UM BOM LABORATÓRIO!


 
Que cérebro criativo imaginou, elaborou e inventou o quindim? E os deliciosos brigadeiros? As cozinhas são laboratórios nos quais são criados, modificados, inventados produtos que saboreamos. Vários mecanismos químicos, físicos, biológicos, artísticos, entre outros, são usados pelos cozinheiros e cozinheiras. As cozinhas são excelentes laboratórios! A simples feitura de um bolo requer mecanismos cerebrais que exigem controles de quantidade, pesagem, temperatura e muita arte. 



 Outra questão, que também acontece nas cozinhas refere-se ao reaproveitamento de produtos como a casca de frutas e legumes que podem ser reutilizados na culinária diminuindo a quantidade de lixo orgânico, além de servirem “pratos” deliciosos e nutritivos.
É importante levarmos nossos alunos a perceberem que a aprendizagem acontece diariamente em diversos espaços, que extrapolam os muros das escolas. Cérebros criativos estão em constante “ebulição” quebrando paradigmas, mudando conceitos e desenvolvendo novas atitudes em diversas áreas de interesse social. É só manter “as antenas ligadas” para perceber o que acontece ao nosso redor.
Vamos estimular nossas crianças e jovens a tirar ideias das gavetas cerebrais e coloca-las em ação. Educação é um processo contínuo, agradável e que acontece em todos os lugares onde houver um ser humano a fim de aprender e ensinar.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário