quinta-feira, 20 de março de 2014

AH! CHEGOU O OUTONO!

          Diferentemente de outros países, aqui no Rio de Janeiro, as estações do ano, são marcas encontradas apenas nos calendários. Nossas variáveis de temperatura ficam entre quente e muito quente. Porém, neste verão, que  termina, cariocas viveram um dos mais quentes e secos dos últimos anos, chegamos a uma temperatura de 55 graus, e as chuvas poucas vezes deram alívio à população.
            No Brasil, a chegada do outono encontra uma situação no mínimo inusitada, acontece cheia na região norte, onde as águas dos rios Madeira, Xingu, Acre e Araguaia continuam subindo devido às fortes chuvas na região. Mais de 30 mil famílias estão desabrigadas ou desalojadas. Enquanto as chuvas não cessam no norte, cidades do interior do nordeste continuam secas. Uma das maiores estiagens,  em muitos anos, torna a tragédia da população das cidade atingidas uma das maiores em muitos anos.   
A seca do nordeste faz parte do calendário nacional e a sua presença, é sempre esperada com ansiedade pelos políticos, que fazem deste fenômeno um grande comércio eleitoreiro.
            No sudeste, a falta de chuvas no sistema que abastece de água, uma das maiores cidades do mundo, São Paulo, está cada vez mais baixo. Especula-se mudanças em recursos hídricos, desviando a água do Rio de Janeiro de  Minas Gerais. Os poucos rios que restam em São Paulo estão poluídos. A natureza começa a cobrar um alto preço pelo descaso e mal uso de seus recursos.
            Enquanto isso, as temperaturas em todo o Brasil, variam entre 17 e 38 graus. Chuvas e estiagem. Umidade e seca. Tudo ao mesmo tempo e no mesmo país.
            Para os brasileiros o importante é marcar nas agendas e calendários a chegada do outono, as folhas secas, que tornam amarelas as árvores da Europa, aqui se misturam com o verde e as flores. Quanto às frutas, é só chegar  num mercado mais próximo e dependendo da região podemos comprar maçã, umbu, pera, siriguela, uva, tangerina, graviola, nêspera, cajá, laranja, jaca, melancia , jamelão ou qualquer outro tipo de delícia que a “mãe” natureza nos oferece.
            Para os cariocas, uma frase  se repete durante os finais de semana dos 365 dias do ano, seja no outono, inverno, primavera ou verão:  “será que vai dar praia?”
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário