segunda-feira, 24 de março de 2014

LAMENTOS DE UM PROFESSOR.

         Tenho acompanhado quase que diariamente, um contraste entre o que aparece nas propagandas políticas: os que estão deixando o poder apresentam uma série de benfeitorias, principalmente na área da educação, enquanto que paralelamente, os que estão almejando ocupar os palácios, contrariando seus oponentes apresentam  uma outra face.
Enquanto isso, em minha memória, desfila uma infinidade de crianças, jovens e até adultos, que passaram por minha vida. Desde as classes de quinta série até o ensino universitário, eu atuei como professor, numa jornada que teve início nos anos sessenta e continua até hoje.
Lembro-me do rosto e do  sonho dos meus alunos. Suas vozes ainda ressoam em minha cabeça, os alegres recreios, as perguntas surgidas durante as aulas, e muitas vezes uma gargalhada coletiva que tomava conta de todos. Os dias de prova, os medos e apreensões com a chegada do final de ano. As conversas com os familiares e a divisão de tarefas, que permitiam a escola e seus trabalhadores, unir forças com as comunidades.
Durante todo esse tempo que trabalho na educação,  transmito para meus alunos  imagem de otimismo quanto ao futuro,  que vale a pena estudar e lutar, pois o nosso país tem potenciais para ser uma nação respeitada pelo mundo. Não fujo de comentar e analisar com eles as dificuldades, e as barreiras que travamos diariamente, porém tento não ser pessimista. Meus alunos  precisam sonhar e acreditar que seus sonhos poderão ser realizados. Aprendi que podemos ser otimistas, sem perdermos a noção da realidade que nos cerca.
Afirmo, sem nenhuma dúvida que meus alunos são tão capazes quanto aos outros meninos e meninas das nações mais ricas e poderosas do mundo. O potencial de aprendizagem deles é de excelência, são criativos e habilidosos. Nossos estudantes poderiam transformar esse país numa grande e poderosa nação, não fosse o descaso com que são tratados pelos senhores que cuidam da política educacional brasileira.
Infelizmente nosso destino continua nas mãos dos que destroem sem piedade, os cérebros que poderiam gerar riquezas. Corruptos ocupam lugares de destaque e confeccionam leis e regras para o nosso ensino. Milhões de reais são transferidos para contas no exterior, deixando nossos estudantes, sentados no chão, com merenda de má qualidade, professores sem condições de atuar de forma digna. Estamos março de 2014, e várias escolas ainda não iniciaram seus trabalhos. Milhares de estudantes aguardam por transporte, reformas em prédios, material escolar entre outros direitos. Professores  lutam contra  as adversidades e formam uma coluna de resistência, na tentativa de não deixar o pior ficar péssimo.
Enquanto, os que estão deixando o poder mostram nas propagandas algumas Unidades de Ensino que receberam maquiagem, uma grande parte continua abandonada à própria sorte. Infelizmente, os que estão se propondo a ocupar os cargos e usam as imagens da miséria, como plataforma política continuará a manter o triste quadro da educação no Brasil. Faz parte de uma mentalidade falsamente democrática, manter a ignorância e o analfabetismo social. Povo enfraquecido, povo pouco informado é povo manobrado com maior facilidade.
Passados tantos anos, continuamos uma nação desumanamente pobre, quando comparada à maioria dos países do mundo.
Após tantos anos lecionando e levando para meus alunos mensagens de otimismo, aliadas à vontade de lutar e vencer. Após tanto tempo falando e demonstrando que moral e ética são os melhores cartões de visita do ser humano, e   temos que confiar na força deste país, tenho receio de  ter enganado meus, alunos e alunas que acreditaram nas minhas palavras e que talvez estejam decepcionados.
Porém, quando me dou conta que sou professor, e como tal, não posso me curvar, ganho forças e renasço das cinzas, para continuar na minha profissão. Sou trabalhador brasileiro, e como todo cidadão livre, tenho o direito de sonhar e lutar pelo que acredito, e continuar acreditando que um dia haverá grandes mudanças nesta Terra, e as nossas crianças e jovens irão se orgulhar de ter nascido no Brasil!
Eu acredito! Eu ainda acredito! Não sei por quanto tempo ...
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário