quarta-feira, 26 de março de 2014

O QUE APRENDEMOS?

           Todos os países comemoram suas datas históricas, algumas importantes pelos benefícios que chegaram para o povo a partir daquele dia, outras trazem recordações tristes, mas que não podem ser esquecidas, para que aquele fato não se repita.
Nós brasileiros, também temos as nossas, como 7 de setembro, 13 de maio, a revolução dos anos 30, o período da Coluna Prestes, 15 de novembro e 31 de março. Cada uma destas e outras datas estão assinaladas nos livros de História. Os alunos estudam, os professores explicam, fazem questões em provas e concursos e sabem responder na ponta da língua algumas delas. Porém, o significado daquele acontecimento no sentido de mudar o estilo de vida, dos costumes, da essência, da ética e moral de um povo, fica muitas vezes esquecido nas entrelinhas das páginas dos livros.
Desde os primeiros anos escolares aprendemos quando o Brasil foi “descoberto”. Descoberto? Como? Por quê? Que consequências este fato trouxe para os brasileiros, que habitavam esta terra? Estas perguntas, não são tratadas adequadamente, não se faz reflexões sobre o antes e o depois do fato. Muitas vezes, no ensino, ficamos presos apenas às datas e nada mais.
Tratados assim, os fatos perdem a essência, e  transformam-se  apenas em números repetidos pelos alunos sem nenhuma reflexão.
Outra questão interessante é o destaque que damos a um fato em detrimento a outros, e assim  esquecemos que as interligações fazem com que  todos os acontecimentos sejam relevantes. Existe uma teia, que envolve os acontecimentos tornando-os interdependentes.
A chegada do dia 31 de março, causa  “euforia” em muitos brasileiros que dizem ter participado do evento e colocam-se como mártires. Alguns até, já conseguiram tirar proveito financeiro da situação. Infelizmente, muitos dos que se dizem participantes da luta pela restauração da democracia no Brasil, hoje cometem desatinos muito sérios.  Quando estes “mártires” chegam  ao poder, suas ações pérfidas e traidoras, merecem punição tão séria quanto as que devem ser aplicadas nos torturadores da ditadura.
Torturadores psicológicos e sociais, cidadãos que trocaram o “pau-de-arara” por crimes sutis e  perversos como a corrupção. Situações  hediondas  cometidas por grupos ou quadrilhas, que cantam o Hino Nacional e choram de “amor” pela pátria.
Presidentes, presidentas, senadores, deputados, governadores e tantos outros que “se exilaram” confortavelmente em outros países, são uma vergonha para  homens e mulheres que sofreram na pele as forças ditatoriais. Os verdadeiros sobreviventes da “casa da morte”, devem se sentir humilhados com os aproveitadores que hoje, muitos em Brasília, gozam de benefícios  para cometerem crimes.
O que temos presenciado nos governos pós-ditadura é uma sequência de mentiras, contra o povo num processo democrático às avessas, que nos faz sofrer de vergonha.
O que aprendemos com os anos de ferro? O que aprendemos com os governos dos militares? O que aprendemos nos porões da ditadura? O que aprendemos com o desaparecimento de vários brasileiros?
Triste ter que assistir calado, a cara de pau de senhores e senhoras, que contam bravatas de suas lutas (??!!) contra a ditadura.
Dia 31 de março, vamos ter que ouvir discursos inflamados e declarações de amor ao Brasil, onde crianças continuam sem escolas, doentes morrem nos corredores dos hospitais e o povo continua sendo torturado de forma sutil.
Quadrilha de “mensaleiros” e outros tipos de bandidagem são resultado da ditadura?
 Tortura nunca mais! Nunca mais? Fome e miséria também são formas de tortura!
 Não podemos admitir torturadores militares e  torturadores civis!
 Não podemos aceitar ditadura militar e ditadura democrática!
Vamos  exigir  que a história conte a verdade sobre o que aconteceu antes, durante e o que está acontecendo agora  durante os governos democráticos.
Depois da Copa do Mundo de Futebol, haverá eleições, o voto é o poder do povo, vamos honrar os que realmente morreram pela democracia brasileira!
Edison Borba (estudante universitário nos anos sessenta)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário