quarta-feira, 26 de março de 2014

GUERRA DA ÁGUA!

     A natureza ficou zangada e após ser aviltada por muitos anos, resolveu fechar a torneira. Faz tempo que as chuvas, não chegam para abastecer sistemas de coleta de água e armazenamento, deixando, principalmente São Paulo, em estado de alerta.
Diante do perigo, irmãos brasileiros iniciaram uma “pequena” guerra. Rio de Janeiro e São Paulo estão “conversando” sobre a posse de alguns rios e bacias hidrográficas. Paraíba do Sul, rio Jaguari, vale do Paraíba e até a baía da Guanabara entraram nas conversações.
Esse rio é meu! Essa água é minha! Com essas observações começou a disputa pela posse da água entre cariocas e paulistas. Uma briga que promete ir longe, enquanto São Pedro, não decidir abrir as torneiras do céu e apaziguar os ânimos.
      Esta situação, que aparentemente, pode até ser engraçada, demonstra o risco que estamos correndo. Árvores cortadas, reservas florestais destruídas, expansão imobiliária sem controle, impermeabilização do solo são algumas loucuras cometidas pela sociedade. Algumas campanhas tentam alertar sobre o que poderá ser o nosso futuro. Porém, políticos e empresários, gananciosos atropelam o planeta.
      A natureza é sábia, ela espera, mas não deixa de responder às ações humanas. O que já vimos em filmes, nas telonas dos cinemas, está se tornando realidade mais rápido do que imaginávamos.
      Essa guerrinha brasileira não levará a lugar nenhum, se não houver uma grande mudança de hábitos em todo o povo. Fazer transposição das águas de rios é mexer num complexo geográfico e ecológico que a natureza levou séculos para construir.
      A necessidade de água aumenta rapidamente. Cada vez mais precisaremos deste líquido básico para a vida e que está se perdendo na poluição dos rios, como é o caso do Tietê.
      Mudanças de cursos hídricos vai trazer  graves problemas envolvendo a grande cadeia alimentar entre fauna e flora. É um desastre anunciado!
      Chegou a hora, dos habitantes começarem a aprender a defender a natureza, de forma prática. Fazer apenas passeatas e distribuir panfletos não está funcionando.
      A Lagoa Rodrigo de Freitas e outras tantas lagoas do Rio de Janeiro, estão morrendo, juntamente com rios e riachos que agonizam diariamente.
      Haverá um dia, que nossas casas, ricas ou pobres, perderão o valor, pela falta do bem mais caro e precioso, água,
      Haverá um tempo, que se pagará muito caro por um copo de água.
      Haverá  década que irmão brigará com irmão, pela sobrevivência, por falta de água.
      Esse tempo já chegou, a guerra entre Rio de Janeiro e São Paulo é o primeiro acontecimento entre outros, que o futuro irá trazer.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário