sábado, 22 de março de 2014

FICÇÃO? REALIDADE?

         O mundo do cinema possui uma infinidade de filmes, onde os “galãs” são as aeronaves. Durante anos, diretores, produtores e grandes estrelas da telona, filmaram cenas memoráveis em aviões. Romance, drama, guerra, acidente, violência, beijo, briga, sequestro de aviões e sequestro dentro de aviões, tudo isso acompanhado por  trilhas sonoras como em “Um Fio de Esperança”, em que John Wayne, assobia uma linda melodia.
Nos anos sessenta, Elvis, canta e dança enquanto pilota um avião, deixando claro para os fãs, que somente o Presley podia fazer tal façanha.
Tivemos a era dos “aeroportos”, explodindo nos cinemas eram os anos setenta. Foram tantas histórias, cercadas por dramas, explosões, perigos e gritos na tela e na plateia. Pilotos desmaiados, aeromoças corajosas, crianças espertas, galãs lutando em pleno ar para salvar sua amada, e até cobras, já soltaram nos corredores de aeronaves em pleno céu.Aeroporto 75
Há muito tempo, lá pelos anos trinta, muitos cinéfilos choraram nas sessões de “Horizonte Perdido”, um drama que mais tarde foi refilmado sob a forma de musical. O horizonte perdido estava lá pelas terras do Himalaia. Um local maravilhoso, onde todos viviam felizes, sem doenças e nem velhice. Um sonho que fez surgir em muita gente o desejo de subir as montanhas e viver como e com os monges.
Mais recentemente, um Diretor cinematográfico, colocou um piloto voando de cabeça para baixo. Uma cena incrível, que mistura comédia, drama e efeitos especiais. Para a história ficar mais complexa, o piloto era toxicômano e tinha passado uma noite “das boas”. Mesmo com tanta fantasia no ar, valeu a pena ter assistido a façanha de Denzel Washington.
Um estranho filme envolvendo drama aéreo foi “Uma Fenda no Tempo”, uma história fantástica, que nos remete aos fenômenos de “desaparecimento”, como o que estamos acompanhando no momento.
Desde o dia oito de março, que o mundo se volta para as buscas pelo avião desparecido com 208 pessoas a bordo. Simplesmente a aeronave sumiu. Toneladas de metal, combustível, objetos e gente estão perdidos  em algum horizonte.
Ficção e realidade  se misturam deixando a nossa imaginação voar pelo céu, entre as nuvens como tantas vezes já fizemos nas escuras salas dos cinemas.
Será que uma fenda no tempo sugou este avião?
Talvez tenham sido sequestrados e hoje estão presos em algum distante país?
Mas, também, podemos imaginar que  as pessoas que estavam a bordo, vivem hoje, felizes em um perdido horizonte, e que todas encontraram o seu  Shangri-La.
Tomara!
Edison Borba
 
 

Um comentário:

  1. EM ALGUM LUGAR PERDIDOS NESSE HORIZONTE, DISTANTES DE CASA , FAMÍLIAS E AMIGOS E VEJO QUE DE ALGUMA FORMA TODOS ESSAS PESSOAS A BORDO DESTA AEDRONAVE ESTAVAM MARCADOS PARA ESTE ENCONTRO E QUE AINDA É CEDO PARA OBTERMOS ALGUMAS RESPOSTAS OUTALVEZ NENHUMA, POIS NA FICÇÃO DOS FATOS IREMOS FICAR , POIS POSSÍVEIS CONJECTURAS SURGIRÃO , MAS NUNCA TEREMOS A REAL VERDADE DOS FATOS OCORRIDOS NESTE DIA DE MARÇO DE 2014. - LUIZ MAYNART CORRÊA.

    ResponderExcluir