quarta-feira, 26 de março de 2014

CONSTRANGEDOR!

           “Eu quero ficar boa!”.
Palavras de  Dona Rita, brasileira com 87 anos, após ser atendida no chão de um hospital público em São Paulo. A senhora Rita Alexandre da Silva com fortes dores abdominais, após uma longa espera de mais de seis horas, foi atendida  no chão do hospital.
Isso mesmo, no chão! No local do atendimento não havia cama nem maca, segundo a filha de Dona Rita, sua mãe ficou não chão se debatendo em fezes, após passar por uma lavagem intestinal.
Tudo  fotografado, filmado exibido pelo telejornal do SBT, na noite do dia 26 de março de 2014.
Provavelmente, este seja o atendimento padrão FIFA, ou lembrando as palavras do expresidente Lula, “em questão de saúde, atingimos quase a perfeição!”
Dona Rita não é a única, nem a primeira e nem a última a passar por este tipo de humilhação. Diariamente brasileiros, trabalhadores e eleitores, sofrem com o descaso e a desumanidade da nossa democracia.
Será que podemos considerar o atendimento ao qual Dona Rita foi submetida, um tipo de tortura? Ou é apenas um caso isolado em que a paciente é a responsável por ter 87 anos e adoecer?
Como a Comissão dos Direitos Humanos tratará este caso?
Que providências nossos senadores, deputados e demais guardiões da integridade do povo, irão tomar quanto a essa triste história.
Diversas dúvidas pairam sobre a minha cabeça e questiono como esta situação seria resolvida na Suécia, Noruega, Alemanha, Áustria, Finlândia ou qualquer outro país?
É lamentável, que tenhamos que repetir as mesmas histórias, os mesmos problemas quase que diariamente.
As imagens de Dona Rita no chão,  são emocionantes, tristes, constrangedoras e humilhantes. Um país que se ufana do crescimento de sua economia e de suas riquezas, trata seus cidadãos como material descartável é simplesmente uma vergonha!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário